Galeria » Estados Unidos

A piscina do ódio: Quando um empresário racista usou ácido para tentar expulsar militantes negros

Jimmy Brock, dono de um motel "somente para brancos", tentou envenenar a piscina do estabelecimento que estava cheia de pessoas — negras

Fabio Marton Publicado em 21/11/2019, às 07h00

Jimmy Brock jogando ácido nos manifestantes negros
Jimmy Brock jogando ácido nos manifestantes negros - Horace Cort

O homem de óculos escuros chamava-se Jimmy Brock e o que está nas mãos dele é um galão de ácido clorídrico. O que ele está fazendo é exatamente o que parece: envenenando uma piscina cheia de gente. 

Era 8 de junho de 1964 e Martin Luther King Jr. acabava de ser expulso de um restaurante somente para brancos no mesmo estabelecimento, o Monson Motor Lodge, um motel — o que, nos Estados Unidos, quer dizer apenas um hotel barato e com estacionamento, para abrigar pessoas em meio a uma viagem. Brock era o proprietário e gerente do motel. 

Martin Luther King foi impedido de entrar no restaurante Monson Motor Lodge pelo proprietário Jimmy Brock / Crédito: WIkimedia Commons

 

A invasão do restaurante era parte dos protestos pelos direitos civis na cidade de Saint Augustine, na Flórida. A tomada da piscina foi um protesto dentro do protesto — após a expulsão do líder do restaurante, os manifestantes negros entraram numa piscina igualmente segregada, acompanhados por simpatizantes brancos.

Não havia real perigo de alguém ser queimado por ácido. A concentração de um galão numa piscina é praticamente irrelevante. Os manifestantes sabiam disso, e não arredaram o pé. 

Nesse gesto não apenas odioso, como fútil, Brock entraria para a história como um dos vilões na luta dos direitos civis. Ele morreria em 2007, quatro anos após vender o motel, que foi demolido para a construção de um hotel da rede Hilton.


Saiba mais sobre esse tema pelas obras abaixo:

1. A autobiografia de Martin Luther King, de Clayborne Carson - https://amzn.to/338Olnc

2. O Jovem Malcolm X, Vários Autores - https://amzn.to/335tSQ3

3. The Path to the Greater, Freer, Truer World: Southern Civil Rights and Anticolonialism, 1937-1955, de Lindsey R. Swindall - https://amzn.to/2Ozfp9M

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.