Galeria Japão

Foto: Samurais em sua última guerra

Fotógrafo italiano captou samurais em ação, na guerra civil que fez nascer o Japão moderno

quinta 25 outubro, 2018
Nos bastidores do confronto
Nos bastidores do confronto Foto:Reprodução / Felice Beato

Ninguém nunca vai ver uma foto de um cavaleiro ocidental. Mas de seus análogos no Japão, os samurais, elas existem em abundância. De fato, a primeira fotografia da história do Japão é de um de seus chefes, o daimiô (senhor feudal) Shimazu Nariakira, em 1857. Os Shimazu controlavam o Domínio de Satsuma, a ilha de Kyushu, ao sul do território principal do Japão, Honshu.

Os samurais acima respondiam a Shimazu Hisamitsu, irmão do primeiro fotografado, que controlou informalmente o clã após sua morte. A foto foi tirada pelo ítalo-britânico Felice Beato, um fotojornalista famoso por suas imagens do Oriente, que havia chegado ao Japão em 1863 e foi pego em meio à maior revolução da história do país.

Notícias Relacionadas

Os personagens estão planejando uma batalha da Guerra de Boshin, em 1868 ou 1869. Foi uma revolta contra a modernização e ocidentalização do país conduzida pelo xogunato, para restabelecer o poder do Imperador.

Por mais de dois séculos, antes mesmo da consolidação do poder absoluto pela família Tokugawa, o imperador não mandava em nada. Era o xogum, espécie de ditador militar, quem controlava o destino do país. Os xoguns mantiveram o Japão  fechado para o resto do mundo.

Mas tudo isso havia mudado em 1854, quando um navio americano abriu fogo na Baía de Edo (hoje Tóquio), demonstrando o perigo do atraso causado pelo fechamento. O xogum abriu o país – e isso tocou nos brios nacionalistas de samurais e seus senhores. A guerra foi paradoxal. Foi travada por samurais, mas com canhões, navios a vapor e fuzis de repetição.

Os tradicionalistas por trás do imperador venceram porque tinham mais armas modernas (note o samurai num uniforme ocidental). Antes mesmo do fim da guerra, o imperador empoderado pelos tradicionalistas abraçava a modernização ocidental. Em seu reinado, Meiji tornou o Japão uma potência industrial.

Fabio Marton


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais