Galeria » Estados Unidos

Fotógrafo amador descobre detalhe curioso em imagem da Apollo 11

Em foto digital aprimorada, Buzz Aldrin sorri para Neil Armstrong dentro de seu traje espacial

Joseane Pereira Publicado em 07/10/2019, às 10h00

None
- Reprodução

A imagem de Buzz Aldrin ao lado da bandeira norte-americana é um dos registros da Missão Apollo 11 que mais ganharam destaque. E o rosto do astronauta, que sempre esteve oculto pelas sombras em seu capacete, agora pode ser visto em foto digital aprimorada.

A imagem, cuidadosamente restaurada pelo fotógrafo amador Andy Saunders, revelou como Aldrin olhava sorridente para Neil Armstrong, que estava tirando a foto, após fincar sua bandeira em solo lunar.

Imagem original / Crédito: Reprodução

 

“Gostaria de saber quantas pessoas perceberiam com base na imagem original que o Buzz é visível. Ela deve ter sido visto bilhões de vezes. O interessante é que é uma das imagens mais icônicas de todos os tempos, que manteve esse detalhe que consegui revelar”, afirmou Saunders, que conseguiu mostrar o rosto após iluminar e escurecer pequenas porções da foto a cada vez.

Foto digital aprimorada / Crédito: Reprodução

 

“Eu trabalho com uma coleção de pixels de cada vez para expor o que está por baixo. Mas nada é copiado para a foto. Todos os dados já estão lá. Eu apenas aprimorei isso, o que me levou horas para fazer”, afirmou ele, que revela ter usado apenas equipamentos de processamento fotográfico e sua dedicação.