Galeria » Nazismo

Anton Dostler: Imagem captou os momentos finais do terrível general nazista

A fotografia de autoria desconhecida mostrou os últimos minutos do primeiro nazista julgado e condenado após o fim da Segunda Guerra

Simone Bitar Publicado em 28/11/2019, às 06h00

Anton Dostler
Anton Dostler - Wikimedia Commons

No dia 1º de dezembro de 1945, o general alemão Anton Dostler foi condenado à morte em um pelotão de fuzilamento por uma Comissão Militar dos Estados Unidos baseada em Roma, na Itália.

No primeiro julgamento feito pelos aliados no pós-guerra, Dostler foi considerado culpado por ter ordenado a morte de uma tropa de 15 soldados norte-americanos no ano anterior. Ele também havia servido como tenente na Primeira Guerra, onde foi condecorado.

Os soldados, incluindo dois oficiais, foram presos pelos nazistas em La Spezia, na Itália, em março de 1944. Capturados ao tentar demolir um túnel, foram levados à sede de um pelotão comandado por Dostler. Dias depois, o grupo de militares dos EUA foi executado sem direito a julgamento ou outro tipo de defesa.

Momentos finais de Anton Dostler / Crédito: Wikimedia Commons

 

No julgamento, Dostler alegou que cumpria ordens do comando do Terceiro Reich. A justificativa não foi aceita e ele foi morto por violar os tratados e convenções internacionais de guerra relativos ao tratamento que deve ser dado aos prisioneiros de guerra.

A foto acima, feita por fotógrafo desconhecido, mostra o general alemão momentos antes de ser morto.Após sua morte, seu corpo foi coberto por um lençol e levado por um caminhão do Exército para Pomezia, comuna italiana onde o nazista está sepultado.


+Saiba mais sobre o nazismo através das obras abaixo

O Carisma de Adolf Hitler, Laurence Rees (2013)

link - https://amzn.to/2pR13cI

Hitler, Ian Kershaw (2010)

link - https://amzn.to/2OgKdgx

Adolf Hitler, Volker Ullrich (2014)

link - https://amzn.to/2pKXO6n

Hitler (Box), Joachim Fest (2017)

link - https://amzn.to/33etC1j

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.