Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Arte

Artemisia Gentileschi: a artista que vingou-se de seu estuprador através de uma pintura

O ardente desejo por justiça inspirou um dos mais expressivos e importantes quadros do Período Barroco

Redação Publicado em 03/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Judite, por Artemisia Gentileschi - Wikimedia Commons
Judite, por Artemisia Gentileschi - Wikimedia Commons

A injustiça sempre foi muito comum quando se tratava de artistas mulheres, e isso foi o que aconteceu com Artemisia Gentileschi. Em vida, ela teve um status único, a primeira mulher a ser aceita na Academia de Belas Artes de Florença.

Mas, pelas gerações que se seguiram, passou a ser considerada uma mera curiosidade, uma aberração. Nenhum cavalheiro amante das artes ousaria comparar uma mulher a seus contemporâneos, gigantes como Caravaggio, El Greco e Rubens.

Quando seus críticos eram generosos, mencionavam que era impossível imaginar que uma mulher havia pintado aquilo. Quando não, tratavam na como uma megera sociopata, por colocar mulheres, inclusive ela mesma, nesses papéis tão violentos.

[Colocar ALT]
A obra completa / Crédito: Wikimedia Commons

Ela só seria resgatada da obscuridade na década de 1970, pelas feministas. A princípio, pelo interesse por sua vida – uma vítima de estupro, nunca justiçada, que enfrentou todo tipo de preconceito para prosperar num ofício tido como exclusivamente masculino. Mas logo também por sua arte, que, ficou evidente, tinha uma assinatura própria, um ponto de vista que nenhum pintor masculino poderia expor.

Judite é um tema popular entre pintores. Mas, em sua visceral obra-prima – muito mais violenta que outras versões –, Artemisia pôs, literal e figurativamente, a si própria na arte.

O sangue que Artemisia queria ver correr na vida era de Agostinho Tassi, que ela transplantou para a figura de Holofernes. Ele havia estuprado a pintora. Em 1612, foi condenado não só por isso como por planejar matar a esposa, cometer incesto com sua cunhada e tentar roubar as obras do pai de Artemisia. Seria preso, mas teria julgamento anulado no ano seguinte (não teria mudado nada se tivesse acontecido no século 21).

Segundo o Livro de Judite, Holofernes, o general, estava lá por uma ordem do arrogante Nabucodonosor, que queria forçar todos os povos da região a se aliarem a ele contra o rei dos medos (império asiático). Sua arrogância, luxúria e fraqueza por vinho contrastam comas virtudes da heroína judite, que era casta - ela nunca se casaria novamente. 

Judite era uma viúva atraente da vila de Betúlia, que estava no caminho da invasão assíria a israel. Ela foi até o campo inimigo e flertou como general Holofernes, ganhando sua confiança. Numa noite, quando estava bêbado, entrou em sua tenda e, com a ajuda de uma serva, o decapitou, levando a cabeça para a cidade, expondo-a contra a covardia dos homens, que queriam se render. 

Artemisia Judite com seu próprio rosto, realizando uma fantasia de justiça contra seu grande inimigo: o homem, seu estuprador / Crédito: Wikimedia Commons 

A cena foi pintada múltiplas vezes, mas nenhuma delas expressa a brutal fisicidade da versão de Artemisia. Nela, as mulheres mostram o esforço para degolar o inimigo, restringindo-o, com ele lutando de volta. Compare com esta versão de Caravaggio.

Crédito: Wikimedia Commons 


+Saiba mais sobre essa e outras obras de arte através de importantes livros

Orazio and Artemisia Gentileschi: Between Paris and London (Inglês), Cristina Terzaghi, 2020 - https://amzn.to/37Y1HGu

Artemisia Gentileschi – The Image of the Female Hero in Italian Baroque Art (Inglês), Mary D. Garrard, 1991 - https://amzn.to/34JAIMG

Breve historia da Arte: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas (Português), Susie Hodge, 2018 - https://amzn.to/2rRWVcP

Um Van Gogh no galinheiro: E outras incríveis aventuras de obras-primas da arte, Maureen Marozeau - https://amzn.to/365CoRd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.