Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Brasil

Cangaço: Cabeças cortadas e bem arrumadas

Após a execução, a imagem das cabeças de Lampião e seu bando correu o mundo

Redação Publicado em 23/10/2019, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Wikimedia Commons
Crédito: Wikimedia Commons

Arrumadas caprichosamente, como em uma gôndola de supermercado, nos degraus da escadaria do Palácio Dom Pedro II, atual sede da prefeitura de Piranhas (AL), as cabeças do chefe cangaceiro Lampião (no primeiro degrau), de sua companheira, Maria Bonita (no meio do segundo degrau), e de outros nove integrantes do bando foram sensação em todo o mundo, no ano de 1938.

Surpreendido por soldados na madrugada de 28 de julho, no acampamento que montara na Fazenda Angicos, no município de Poço Redondo (SE), Lampião, apelido de Virgulino Ferreira da Silva, não teve tempo de reagir.

O bando não havia deixado sentinelas. Nem os cachorros, que dormiam dentro das barracas, perceberam a emboscada. Os 45 soldados armados de fuzis, duas metralhadoras e comandados pelo tenente João Bezerra conseguiram chegar a poucos metros dos cangaceiros sem serem ouvidos.

O bando de Lampião / Crédito: Wikimedia Commons

Embora a maior parte do bando tenha conseguido fugir, o rei e a rainha do cangaço foram mortos. Após a matança, vieram as decapitações. Segundo relatos, alguns ainda estavam vivos, como aconteceu com Maria Bonita.

As cabeças foram colocadas em latas de querosene para evitar a deterioração. Não se sabe quem foi o autor da foto famosa, mas o arranjo de cabeças, chapéus, rifles e outros pertences do bando na escada da prefeitura de Piranhas, a 40 quilômetros da Fazenda Angicos, foi feito pelo soldado Josias Valão, integrante do grupo do tenente Bezerra.


Conheça mais sobre o cangaço com as seguintes obras:

1. Apagando o Lampião: Vida e Morte do rei do Cangaço, de Frederico Pernambucano de Mello (2018) - https://amzn.to/2BxOoxg

2. Os cangaceiros: Ensaio de interpretação histórica, de Luiz Bernardo Pericás (2015) - https://amzn.to/2J8kfcj

3. Lampião e o cangaço, de Antonio Carlos Olivieri - https://amzn.to/2oUYxBN

4. Lampião: Herói ou Bandido?, de Antônio Amaury Corrêa de Araujo e Carlo Elydio Corrêa de Araujo (2010) - https://amzn.to/2PbKZwu

5. O Cangaço no Brasil, fenômeno social e político, de Profº Esp. Genilson Alves (2016) - https://amzn.to/33TSvA8

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.