Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Armas

Esta arma era real. E um desastre ambiental

Punt gun era o nome da descomunal arma, e suas vítimas não eram humanos

Redação AH Publicado em 29/01/2019, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Punt Gun, arma inventada no século 19 para caça de animais aquáticos - Wikimedia Commons
Punt Gun, arma inventada no século 19 para caça de animais aquáticos - Wikimedia Commons

A descomunal punt gun, inventada no século 19, era uma escopeta gigante. Podia ter até 3 metros de comprimento - grande demais para um indivíduo carregá-la sozinho ou atirar do ombro. Era preciso atirar a partir de uma base, geralmente um bote especialmente adaptado.

E suas vítimas não eram – até onde se tem notícia – humanos. Ou mesmo animais grandes, como ursos ou elefantes. O alvo eram prodigiais patos. E, para eles, era uma arma de destruição em massa. Mais de 50 aves podiam tombar a cada disparo - era capaz de lançar meio quilo de chumbinho e liquidar uma revoada inteira de patos selvagens de cada vez.

Ela foi bastante comum nos Estados Unidos até 1890, quando a maioria dos estados aboliu a prática para evitar a extinção dos animais. Em 1918, a caça comercial de animais selvagens foi banida por uma série de leis federais.

Informações por The British Association of Shooting and Conservation (BASC).