Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Personagem

Hugo Jaeger, o homem que capturou cada segundo do Terceiro Reich em cores

De cerimônias políticas, até momentos pessoais em festas de aniversário, Jaeger colecionou mais de duas mil fotografias. Confira!

Pamela Malva Publicado em 18/01/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adolf Hitler saudando militares e simpatizantes nazistas - Getty Images
Adolf Hitler saudando militares e simpatizantes nazistas - Getty Images

Durante a Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler era acompanhando por dezenas de pessoas. O Führer estava no centro das atenções e todos queriam saber qual seria seu próximo passo. Na época, seria raro capturar os momentos mais importantes da Alemanha Nazista.

Esse foi o caso de Hugo Jaeger, que não apenas tirou fotos de Hitler, mas eternizou diversos momentos do regime nazista em cores. Enquanto acompanhava o tirano em suas campanhas pela Europa, entre 1930 e 1940, o fotógrafo colecionou mais de duas mil fotografias.

Hugo tinha acesso a vários momentos importantes na vida do líder nazista, desde comícios, desfiles e discursos, até festas, compromissos e momentos privados. Entre as imagens, o fotógrafo conseguiu capturar as celebrações exageradas de Berlim no 50º aniversário de Hitler, em 20 de abril de 1939, além de alguns dos presentes que o Terceiro Reichg ganhou.

Em 1945, no entanto, soldados americanos chegaram à casa onde Hugo morava, em uma pequena cidade a oeste de Munique. Ele imediatamente pensou nas fotos. Sabia que, se elas fossem encontradas, revelariam sua ligação e proximidade com Hitler e seu destino estaria selado.

Os soldados, de fato, encontraram a bolsa de couro onde as milhares de fotos estavam escondidas, mas não prestaram muita atenção nelas. O que salvou a pele do fotógrafo naquele dia foi uma garrafa de conhaque e um pequeno pião de marfim, usado em jogos de azar na época.

Ao se depararem com os dois objetos, os americanos sentaram-se e começaram a jogar, dividindo o conhaque com Hugo e o dono da casa. Em pouco tempo, a bolsa e todos os pertences dentro dela foram esquecidos.

Quando o jogo terminou, os americanos partiram e o fotografo respirou aliviado. Hugo empacotou as fotos em pequenos grupos e, lentamente, enterrou os frascos de metal que usou como recipiente em diversos pontos da cidade.

Sistemático, o homem havia criado até mesmo um mapa que o guiaria de volta aos seus tesouros quando fosse necessário. De vez em quando, Hugo visitava os esconderijos, desenterrava as fotos, secava-as e as embalava novamente, para ter certeza que estavam em boas condições.

O fotógrafo conseguiu recuperar sua impressionante coleção apenas no final dos anos 1950 e as manteve em um banco suíço por anos a fio. Em 1965, como todas as fotografias ainda estavam perfeitamente preservadas, ele as vendeu — todas as 2 mil imagens — para a Time Inc.

Confira mais fotos coloridas que Hugo Jaeger tirou enquanot acompanhava Hitler:

1. Adolf Hitler e Benito Mussolini andando de limusine pelas ruas, entre fascistas italianos uniformizados.

Crédito: Getty Images

2. O Ministro da Propaganda Nazista Joseph Goebbels falando no Lustgarden, em Berlim.

Crédito: Getty Images

3. Cerimônia no Fallersleben Volkswagen Works, um evento automotivo.

Crédito: Getty Images

4. Ferdinand Porsche, fabricante austríaco de automóveis, presenteia Hitler com um carro Volkswagon conversível recém-projetado. O líder nazista recebeu o automóvel em seu 50º aniversário, em Berlim, na Alemanha, no dia 20 de abril de 1939.

Crédito: Getty Images

5. Simpatizantes do Führer em campanha eleitoral austríaca.

Crédito: Getty Images

6. Celebração do 50º aniversário de Hitler em Berlim.

Crédito: Getty Images

7. Hitler discursando nas comemorações de Primeiro de Maio, no estádio olímpico.

Crédito: Getty Images

8. Hitler e Goebbels em palanque, enquanto todos os saúdam, no Teatro Charlottenburg.

Crédito: Getty Images

9. Adolf Hitler cumprimentam seu fotógrafo oficial, Heinrich Hoffmann, na Chancelaria do Reichs, pouco depois da meia-noite, em seu aniversário de 50 anos.

Crédito: Getty Images

10. Marcha em memória do Putsch, em Munique, no dia 9 de novembro de 1938.

Crédito: Getty Images


+Saiba mais sobre Hitler e o nazismo através dos livros abaixo

As mulheres do nazismo, de Wendy Lower (2014) - https://amzn.to/38hIHSw

O Holocausto: Uma nova história, de Laurence Rees (2018) - https://amzn.to/2RrA01f

O pacto entre Hollywood e o nazismo, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2NBpCCR

A mente de Adolf Hitler, de Walter C. Langer (2018) - https://amzn.to/2NCD3Cz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.