Galeria » Personagem

Koba, o terrível: Joseph Stalin em imagens colorizadas

Em um trabalho realizado pela artista Olga Shirnina, confira momentos da vida do ditador que inventara seu nome, seu passado e mudara— literalmente — a história de seu país

Simone Bitar Publicado em 16/08/2019, às 12h37

Durante os 30 anos em que liderou a União Soviética, Stalin teve tempo e instrumentos para inventar sua própria biografia. Criou uma azeitada máquina de propaganda que construiu a imagem pública de líder carismático e uma não menos eficiente polícia política que tratou de eliminar as versões dissidentes.

Quando criança, Joseph Stalin era chamado pelos mais próximos de Soso – garoto pálido, com o rosto marcado por um ataque de varíola. Nasceu com dois dedos do pé esquerdo grudados e tinha tudo para virar um adulto retraído, atormentado pelos traumas da infância. Mas era dono de uma inteligência excepcional.

Aos cinco anos, dava aulas de alfabetização para crianças de 13. Fazendo uso dessa brilhante capacidade intelectual, o menino tímido acabou se transformando em um dos homens mais poderosos e temidos do século 20. Com mãos de ferro, governou a extinta URSS por quase 30 anos, aniquilando qualquer um que se opusesse à cartilha bolchevique.

Confira imagens do ditador em imagens coloridas, num trabalho realizado pela artista russa Olga Shirnina, mais conhecida como Klimbim.

Caption

 

Caption

 

Caption

 

Caption

 

Caption

 

Caption