Guerras » Segunda Guerra

75 anos do fim da agonia: A libertação do Campo de Dachau em imagens colorizadas

O exato momento em que prisioneiros foram salvos dos horrores do Terceiro Reich é demonstrado em impressionantes fotografias

Caio Tortamano Publicado em 29/04/2020, às 10h00

Prisioneiros sendo libertos do primeiro campo de concentração em períodos nazistas, Dachau
Prisioneiros sendo libertos do primeiro campo de concentração em períodos nazistas, Dachau - Vintage Everyday

Um dos primeiros campos de concentração criados na Alemanha, Dachau foi fundado logo após Hitler ser eleito e elevado ao poder do país em 1933. No começo, apenas presos políticos aguardando julgamentos eram enviados ao local. No entanto, com o desenrolar da guerra, homossexuais, ciganos e judeus também passaram a ser aprisionados.

Em Dachau, com o início da Segunda Guerra Mundial, o trabalho forçado começou a fazer parte da rotina dos prisioneiros. Eles eram obrigados a fabricar armas e outros maquinários de guerra para a Alemanha. Experiências médicas com as pessoas do campo de concentração também marcaram a história do local. 

Há 75 anos, em 29 de abril de 1945, inúmeros soldados do exército dos Estados Unidos, ao final da guerra, foram responsáveis pela libertação dos presos que ainda habitavam o campo de concentração. As imagens daquele momento se tornaram famosas, demonstrando a massiva presença desses combatentes e sua importância no contexto.

Documentos oficias nazistas indicam que 31.951 pessoas morreram no local, embora o número possa ser consideravelmente maior. Em seu auge, o campo chegou a abrigar pouco menos de 190 mil presos.

De acordo com relatos da época, a primeira visão dos americanos ao entrar no campo foi a de dezenas de corpos empilhados, alguns em avançado estado de decomposição.

Logo após de ser esvaziado, durante o período pós-guerra, os americanos transformaram o local em uma prisão para soldados alemães que estavam aguardando julgamento. Eles seriam 

Confira abaixo as emocionantes fotos.

Crédito: Vintage Everyday

 

Crédito: Vintage Everyday

 

Crédito: Vintage Everyday

 

Crédito: Vintage Everyday

 

Crédito: Vintage Everyday

 

Crédito: Vintage Everyday

 

Crédito: Vintage Everyday

 

Crédito: Vintage Everyday

Saiba mais sobre os campos de concentração e a Segunda Guerra por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Pavilhão dos Padres: Dachau 1938 - 1945, Guillaume Zeller (2018) - https://amzn.to/2CV3YnA

Ravensbrück: A história do campo de concentração nazista para mulheres: A história do campo de concentração nazista para mulheres, Sarah Helm (2017) - https://amzn.to/37p7pB4

Em Busca De Sentido: Um psicólogo no campo de concentração, Viktor E. Frankl (2009) - https://amzn.to/2CXr1OH

O Diário de Anne Frank, Anne Frank (1995) - https://amzn.to/2XuM4kR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W