Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

10 mil filhos e 344 mil doses de sêmen: Empresa anuncia aposentadoria de touro destaque

O animal, conhecido como Truck da Alô Brasil, é líder de vendas da raça Nelore

Redação Publicado em 19/07/2021, às 13h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O touro Truck da Alô Brasil - Divulgação/Alta Genetics
O touro Truck da Alô Brasil - Divulgação/Alta Genetics

Como relata a revista Globo Rural, o touro destaque da Alta Genetics, empresa de melhoramento genético bovino, irá se aposentar após nove anos de trabalho. Ele está desde 2012 no Central da Alta Genetics, em Uberaba, Minas Gerais.

Batizado de Truck da Alô Brasil, o animal é líder de vendas da raça Nelore, conhecido por uma imensa procura do mercado devido ao seu potencial de “gerar machos de alto desempenho, quanto fêmeas produtivas, longevas e férteis”. 

É o que explica o gerente de produto da Alta Genetics, Rafael Jorge: “O Truck da Alô Brasil ainda é líder de vendas e a procura pela sua genética segue muito grande, principalmente pelo equilíbrio da variação genética. Ele é considerado um ‘coringa’”, ressalta.

Segundo o Programa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (PMGZ), o touro tem cerca de 10 mil filhos, número que vai para 7,9 mil pelas avaliações da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). 

No total, o animal já teve mais de 344 mil doses de sêmen vendidas em território nacional, mas também para todos os países da América do Sul. Panamá e Costa Rica também já adquiriram a genética do touro.

O Truck da Alô Brasil deve se aposentar na próxima semana em definitivo, mas a fila de espera para as doses de sêmen do animal continua grande mesmo após ele se retirar: mais de 20 mil unidades ainda serão vendidas.