Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / PCC

11 pessoas são presas ao tentaram resgatar Marcola e outros líderes do PCC de presídios

A Operação Anjos da Guarda foi criada para frustrar o plano de resgate de líderes do PCC

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/08/2022, às 15h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Líder do PCC, Marco Willians Herbas Camacho, o 'Marcola' - Reprodução/Vídeo
Líder do PCC, Marco Willians Herbas Camacho, o 'Marcola' - Reprodução/Vídeo

Nesta quarta-feira, 10, o Departamento Penitenciário Nacional e a Polícia Federal (PF) abriram uma operação que visava frustrar um plano de resgate de líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que estavam nas Penitenciárias Federais de Porto Velho, em Rondônia e em Brasília, no Distrito Federal.

Dentre os detentos que até então seriam soltos pelo plano de fuga, estava Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, chefe do PCC, que foi transferido para o presídio no norte do país em março, com mais de 300 anos de pena para cumprir. Alguns outros líderes também pretendiam ser resgatados.

A ofensiva batizada de Operação Anjos da Guarda executou 13 ordens de busca e apreensão no Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul( Três Lagoas e Campo Grande) e em São Paulo (na capital, Presidente Prudente e em Santos), além de que cumpriu mandados de prisão preventiva contra 11 investigados.

Rede de apoio

A PF explicou que o plano dos integrantes do PCC contava com uma “rede de comunicação estabelecida entre advogados, que extrapolavam as suas atividades legais, ao transmitir tanto as cobranças dos custodiados quanto os retornos das mensagens dos criminosos envolvidos no resgate".

A corporação ainda afirmou: "Para organizar as atividades ilícitas, os investigados se valiam dos atendimentos e das visitas em parlatório, usando como códigos para a comunicação situações jurídicas que, comprovadamente, não existiam de fato”.

Os investigadores também apontam que os alvos da ofensiva pretendiam, para soltar os criminosos, sequestrar as autoridades dos presídios, segundo o Uol.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.