Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

114 anos após descoberta, a verdadeira origem da Vênus de Willendorf

A pesquisa foi publicada no final do mês passado na revista Scientific Reports

Redação Publicado em 06/03/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Vênus de Willendorf vista de diferentes ângulos - Wikimedia Commons / Bjorn Christian Torrissen
A Vênus de Willendorf vista de diferentes ângulos - Wikimedia Commons / Bjorn Christian Torrissen

A estatueta Vênus de Willendorf, datada de 30 mil anos atrás, é um dos mais importantes artefatos arqueológicos já encontrados na Europa. No entanto, durante mais de um século, especialistas estiveram enganados quanto à sua procedência, conforme apontou um novo estudo publicado no dia 28 de fevereiro na revista Scientific Reports.

Origem italiana

O pequeno objeto foi encontrado no ano de 1908 por um trabalhador da vila de Willendorf, na Áustria. Por essa razão, tudo levava a crer que a Vênus tinha origem austríaca.

No entanto, uma análise minuciosa promovida pela equipe do antropólogo Gerhard Weber, da Universidade de Viena, revelou que a verdadeira origem da estatueta se encontrava em um país vizinho: a Itália.

A Vênus de Willendorf / Crédito: Wikimedia Commons / Matthias Kabel

Analisando a Vênus

Os pesquisadores perceberam que a matéria-prima utilizada na fabricação do artefato não poderia ser encontrada na Áustria. Por meio de microtomografias de alta resolução, foi possível constatar que a estatueta foi feita a partir de rochas de oólitos, pequenos grãos redondos do tamanho dos de areia existentes no norte da Itália. 

Logo de início, a equipe de Weber notou que a estátua da Vênus não era uniforme em seu interior. Foi então que eles decidiram comparar o material com rochas de diferentes países da região como Áustria, França, Itália e Alemanha.

Assim, descobriram que a rocha utilizada na elaboração do artefato era exatamente igual a uma amostra coletada em um local próximo ao Lago Garda, no norte do território italiano. 

Microscopia de uma lâmina com oólitos  / Crédito: Wikimedia Commons / Mark A. Wilson

Longo trajeto

De acordo com os especialistas, tudo indica que o artefato viajou mais de 650 quilômetros nas mãos de caçadores-coletores do Paleolítico até chegar em seu destino, passando do sul dos Alpes até o rio Danúbio.

"O povo de Gravettian [cultura de ferramentas da época] procurava e habitava locais favoráveis. Quando o clima ou a situação das presas mudavam, eles se moviam preferencialmente ao longo dos rios", explicou Weber, em comunicado.

O pesquisador agora pretende utilizar as novas informações obtidas para tentar entender melhor a história dos povos que habitaram a Europa, mais especificamente na região alpina.

Confira aqui o estudo completo.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W