Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Igreja Ortodoxa

118 anos depois, primeira Igreja Ortodoxa do Brasil é atingida por incêndio em prédios

Incêndio ocorrido no Centro de São Paulo atingiu a primeira Igreja Ortodoxa do país

Redação Publicado em 11/07/2022, às 12h09 - Atualizado às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O local alvo do incêndio - Reprodução/TV Globo
O local alvo do incêndio - Reprodução/TV Globo

No Centro de São Paulo, um incêndio que atingiu cinco imóveis do centro da cidade no último domingo, 10, acabou atingindo também a primeira igreja ortodoxa do país. 

Com o desastre ocorrido na cidade, a Paróquia Ortodoxa Antioquina da Anunciação a Nossa Senhora foi atingida pelo fogo 118 anos depois de sua construção. A igreja foi aberta no ano de 1904, e pode ser encontrada na rua Cavalheiro Basílio Jafé. 

Conforme repercutido pelo G1, o Corpo de Bombeiros relatou que o interior da igreja ortodoxa foi alvo do fogo, todavia, não é possível afirmar de imediato o tamanho do dano causado na igreja. A informação foi passada ao veículo por um sacristão e um zelador.

Edilon Pinheiro, atual sacristão da Catedral Metropolitana da Arquidiocese que cuida das igrejas ortodoxas em SP, disse em entrevista ao G1 que a igreja conta com muitos arquivos a respeito da 'religião e história' dos brasileiros. 

“Ficamos muito tristes. Temos informações de que o fogo atingiu a igreja, mas ainda não sabemos os danos. É a primeira igreja ortodoxa fundada no Brasil, em 1904. Os arquivos dela são grandes e tem informações da religião e história do nosso povo. É um patrimônio histórico da colônia síria e libanesa no Brasil”, explicou ele.