Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

126 migrantes são encontrados em contêiner abandonado por contrabandistas a caminho dos EUA

Pessoas sem documentos provenientes do Haiti, Gana e Nepal ficaram presas na estrutura largada ao lado de uma rodovia

Redação Publicado em 11/10/2021, às 08h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Migrantes recebendo atendimento após resgate - Divulgação / Video / Twitter
Migrantes recebendo atendimento após resgate - Divulgação / Video / Twitter

A polícia da Guatemala localizou um contêiner abandonado à beira de uma rodovia com 126 migrantes presos dentro da estrutura de ferro no último domingo, 10. O resgate foi feito em um trecho entre os municípios de Concepcíón e Cocales, que costumam compor a rota de contrabandistas e transportadores ilegais aos Estados Unidos.

Em decorrência das condições em que foram encontrados, autoridades locais acreditam que as pessoas dentro do baú foram largadas durante uma tentativa de entrada no país norte-americano, sendo pouco mais de 100 delas do Haiti, que atravessa uma crise histórica, dividindo o espaço com imigrantes do Nepal e Gana.

De acordo com o portal UOL, a descoberta se deu após moradores locais estranharem o objeto e notar barulhos estranhos partindo dele, como relatou o porta-voz da polícia em coletiva: "Ouvimos gritos e batidas vindos de dentro do contêiner. Abrimos as portas e encontramos 126 pessoas sem documentos".

Os migrantes foram provisoriamente instalados em um abrigo do Instituto de Migração da Guatemala e receberam os primeiros socorros, visto que já haviam atravessado Honduras no início da jornada sem sucesso.