Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Air France

15 anos depois: O que se sabe sobre a série documental que retrata tragédia do voo da Air France

Nova série documental do Globoplay resgata a queda do voo da Air France, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris em 2009

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 30/05/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro dos destroços do avião - Roberto Maltchik, TV Brasil
Registro dos destroços do avião - Roberto Maltchik, TV Brasil

15 anos depois, uma nova série documental do Globoplay vai retratar a queda do voo da Air France, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris em 2009. Na ocasião, 228 pessoas se encontravam na aeronave.

Com quatro episódios, "Rio-Paris: a tragédia do voo 447" relembra o episódio através de depoimentos dos familiares das vítimas. Um dos relatos vem de Fernando Bastos, que perdeu a mulher e o filho como resultado do acidente. 

Bastos e a família iriam para a Suécia, destino escolhido para passar férias, contudo, ele e a esposa optaram por pegar voos separados no mesmo dia. Em Paris, com a filha, Celine, foi informado do acidente.

"O sentimento era de 'sou amaldiçoado'. Me apoiei muito na minha filha. Ela que me trazia a normalidade pela pureza dela, a inocência de uma criança de 3 anos. Eles se foram, mas moram nos nossos corações. E a gente os carrega durante todos os dias da vida", disse ele, conforme repercutido pela Coluna Play, no O Globo.

Relatos e pesquisas

Além de mostrar o luto dos familiares, a série documental foi atrás de técnicos envolvidos nas investigações, jornalistas e especialistas em aviação. A produção também se baseou em pesquisas de áudio, vídeos, processos da justiça francesa e investigações brasileiras. Além disso, a série vai mostrar o que mudou na aviação após o desastre.

"A gente queria contar, claro, todos os detalhes possíveis sobre a investigação e o que causou esse acidente. Mas não queria deixar a história humana dos familiares de lado. Um dos grandes desafios, pensando no roteiro, foi como entrelaçar essas histórias humanas com as investigações que a gente fez para dizer o que aconteceu no cockpit (cabine de pilotagem) para que o avião tivesse esse fim trágico", explicou ao O Globo Andrey Frasson, roteirista.

Todos os episódios de "Rio-Paris: a tragédia do voo 447" serão disponibilizados no catálogo do Globoplay nesta sexta-feira, 31, dia que marca os 15 anos do acidente.