Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

20 anos de 'Cidade de Deus’: Filme ganha versão em audiobook

A história foi narrada por Alexandre Rodrigues, ator que interpretou Buscapé no renomado longa de 2002

Redação Publicado em 26/01/2022, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Cidade de Deus' - Divulgação/ Lumière Brasil
Cena do filme 'Cidade de Deus' - Divulgação/ Lumière Brasil

Em 1997, Paulo Lins lançou o romance ‘Cidade de Deus’, onde narra os bastidores da vida nas favelas do Rio de Janeiro. Em 2002, então, o livro ganhou fama mundial ao ser adaptado para os cinemas, em um longa com o mesmo nome. Agora, em comemoração aos 20 anos da produção audiovisual, a história foi transformada em um audiobook.

Esta é a primeira vez que a obra ganha uma versão narrada — que será distribuída exclusivamente pela plataforma Storytel Brasil, uma das líderes do mercado. Narrado pelo ator Alexandre Rodrigues, o livro estará disponível a partir de 27 de janeiro.

Tendo vivido o personagem Buscapé no longa de 2002, Rodrigues foi indicado pelo próprio Paulo Lins. “É um orgulho imenso reviver essa história tão importante e relevante até hoje em uma experiência completamente nova para mim”, disse o ator.

No filme só dei voz ao Buscapé, mas no audiobook tive a oportunidade de viver todos os outros personagens. Fiquei extremamente feliz por receber esse convite”, conta Rodrigues.

Tanto no filme, quanto no livro, a trama retrata a batalha entre o bem e o mal travada constantemente pela população periférica da cidade do Rio de Janeiro. Com isso, a obra foca em questões como o tráfico de drogas, pobreza extrema e violência.

Nesse sentido, os personagens Buscapé, Zé Pequeno, Bené e Mané Galinha foram inspirados em pessoas reais. A adaptação para o cinema, inclusive, chegou a ser indicada a quatro categorias do Oscar de 2004, incluindo ao prêmio de Melhor Direção.

A realidade mostrada em Cidade de Deus é, até hoje, um retrato atual da sociedade como um todo”, afirma Paulo Lins.

“Por ser uma história ainda tão representativa, que começou com o meu livro e foi para o cinema, acredito que a nova versão em audiobook servirá para atingir ainda mais pessoas. É uma bela forma também de celebrar o aniversário de 20 anos do filme", diz.

“O ator Alexandre Rodrigues fez um trabalho excepcional nos cinemas e trazê-lo para a narração do audiobook foi uma escolha perfeita, pois o fato da versão em áudio ser narrada pelo mesmo ator que deu vida ao personagem Buscapé nos cinemas agrega um valor emocional, que não tem preço”, finaliza o escritor.


Sobre a Storytel

A Storytel é uma das líderes globais em serviço de streaming de audiobooks e e-books e oferece serviço ilimitado de leitura e escuta em mais de 500.000 títulos globais. Sua visão é tornar o mundo um lugar mais empático, com grandes histórias para serem compartilhadas e apreciadas por todos, a qualquer hora e em qualquer lugar. A Storytel é uma plataforma digital além de um grupo editorial.

A área de streaming oferece assinaturas para audiobooks e e-books pelas marcas Storytel e Mofibo. A área de publicações é composta pelas editoras Norstedts, Massolit, StorySide, Printz Publishing, People’s Press, Rabén & Sjögren, B.Wahlströms, Gummerus Kustannus and Norstedts Kartor. A Storytel opera em 25 mercados ao redor do mundo e está sediada em Estocolmo, na Suécia.


*A Storytel atualizou recentemente o valor da assinatura para R$14,90. O plano Premium mantém as mesmas características, incluindo o acesso a todo o catálogo da plataforma sem limite de horas de consumo. É possível testar o plano gratuitamente por 7 dias.

Mais informações clique aqui e visite @storytelbrasil / Para baixar o app clique aqui.