Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Pedro I

200 anos da independência: Portugal emprestará coração de Dom Pedro I para o Brasil

Coração do imperador será emprestado para as festividades dos 200 anos da independência

Redação Publicado em 22/06/2022, às 18h32 - Atualizado às 18h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O coração de Dom Pedro I e uma pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público
O coração de Dom Pedro I e uma pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público

Depois de 187 anos na igreja da Lapa, em Porto, Portugal, o coração de Dom Pedro I fará uma nova viagem. Com os 200 anos da independência do Brasil, o país que conserva o órgão do imperador concordou em emprestá-lo para a celebração marcada para 7 de setembro. A informação foi dada pelo governo de Portugal durante conferência de imprensa, conforme divulgado pelo portal de notícias G1.

O assunto não é recente, e já era pauta há mais de um mês quando a imprensa brasileira revelou que o governo brasileiro tinha a intenção de pedir o coração do imperador.

O imperador Dom Pedro I /Crédito: Domínio Público

A autorização veio após Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto concordar com o empréstimo.

No entanto, a viagem vai depender do país garantir o transporte seguro e conservação do coração de Dom Pedro I, detalhes serão combinados entre os governos do Brasil e de Portugal. 

Rui também disse que, apesar do relatório da perícia não ter sido concluído, foi assegurado que o transporte não representa um risco. 

“O relatório da perícia ainda não está totalmente concluído, mas já nos foi assegurado que o coração poderá ser transladado temporariamente para o Brasil”, disse Rui

++ O que protege o coração de Dom Pedro I 188 anos depois de sua morte?