Notícias Comunismo

200 anos de Karl Marx

Em seu aniversário, as melhores matérias da AH sobre sua vida e obra

sábado 5 maio, 2018
Busto de Marx na Alemanha
Busto de Marx na Alemanha Foto:iStock

Alguns dirão que o legado de Karl Marx está embaixo da terra. Nos milhões de esqueletos em valas comuns, as vítimas das tentativas de trazer suas ideias ao mundo real. Mas há que se concordar em uma coisa: nenhum pensador recente teve um impacto tão imenso, concreto e visível quanto ele. A política do século 20 foi basicamente uma disputa entre marxistas e aqueles que reagiam ao marxismo. ambos criando suas vítimas. Inclusive, de certa forma, as do nazismo, que deveu grande parte de seu sucesso ao fato de ter se apresentado como uma resposta ao comunismo, e assim ter sido aceito por empresários e a classe média alemã. 

Outros, pelo contrário, enxergam em Cuba um farol para o futuro — ou ao menos mais moral que o resto do continente, ou melhor do que seria se Fidel não tivesse ocupado a cadeira vazia do fugido Fulgéncio em 1959. Há também quem veja a China como o comunismo de resultados, capaz de fazer frente ao capitalismo. O que quase ninguém discorda é que, nos Estados comandados pelos comunistas, nunca se chegou perto do comunismo em si, como previsto por Marx: a sociedade não só sem propriedade, como sem Estado, opressão e sequer divisão de trabalho. 

Veja mais

E, aqui, mais uma opinião divisiva: que o fracasso fica mais na conta dos marxistas que de Marx. O que ele previra é uma revolução que surgiria do curso natural da História, inevitável, não uma comandada por um grupo de militantes, com foi na Rússia e em todos os outros casos. A revolução como consequência inevitável do capitalismo, e o comunismo como consequência inevitável da revolução. E há a possibiliade de que sua profecia nunca tenha se cumrpido por sua própria influência, com estados capitalistas melhorando as condições dos trabalhadores para evitar revoluções em seu nome.

Talvez a profecia nunca se cumpra. Talvez Marx termine na mesma gaveta de Freud, um imensamente influente criador do que, ao final, era uma pseudociência. Talvez seja cedo demais.

Ao leitor em qualquer lugar nesta escala, uma seleção da AH para lembrar o aniversário de Karl Marx. E entender suas ideias através de sua vida, sua época e suas consequências.

O Profeta da Revolução
Vida íntima de Karl Marx
Café com Karl Marx (ficção)
A comuna de Paris
As 10 pessoas mais influentes da História
Os 10 maiores revolucionários


 

 

Fábio Marton


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais