Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

200 pacotes de borracha da Segunda Guerra são encontrados no Sergipe

Segundo as autoridades, as primeiras caixas datadas do conflito foram identificadas no litoral nordestino há cerca de 15 dias

Pamela Malva Publicado em 29/07/2021, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de alguns dos pacotes encontrados - Divulgação/ Adema
Fotografia de alguns dos pacotes encontrados - Divulgação/ Adema

Nos últimos 15 dias, autoridades e visitantes das praias do Sergipe vêm encontrando curiosos pacotes de borracha nas areias da região. Agora, segundo a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), estima-se que os materiais vieram diretamente de um navio naufragado durante a Segunda Guerra Mundial.

No total, são cerca de 200 caixas encontradas em Aracaju, Pirambu, Estância, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda e Pacatuba. E foi apenas graças aos estudos da Universidade Federal do Ceará (UFC) que o material acabou sendo identificado.

São defensas, que são utilizadas nas embarcações contra atrito, seja na hora de atracar ou em possibilidade de choque com outro navio. Nos últimos quinze dias, todos os dias, estamos tirando da linha costeira", narrou Gilvan Dias, diretor-presidente da Adema.

Além de identificar o material, os cientistas da UFC ainda verificaram que os pacotes vieram de um navio naufragado entre 1º e 4 de janeiro de 1944. Descoberta apenas 50 anos depois de afundar, em 1996, a embarcação sofreu com a corrosão causada pelas águas do mar e, assim, acabou liberando as caixas misteriosas no Oceano Atlântico.

Agora, as autoridades da região pedem que, caso mais pacotes sejam encontrados, os responsáveis pela descoberta entrem em contato com empresas de limpeza dos municípios, ou até mesmo com a Adema. "[O material] não é tóxico, mas não é interessante estar manipulando, pois podem ferir e são pesados", explicou Gilvan Dias.