Notícias » Mundo

3 dias após prédio desabar na China, homem é resgatado com vida

Vítima impressionou o país que ainda busca justificativas do acidente, entenda

Alan de Oliveira | @baco.deoli Publicado em 02/05/2022, às 13h52

Vídeo local de desabamento de prédio na China
Vídeo local de desabamento de prédio na China - Reprodução/ Vídeo do Youtube - Canal R7

A rede de televisão pública chinesa mostrou nesta segunda-feira, 2, cenas do resgate de um homem que saiu com vida em meio aos destroços de um prédio que desabou na sexta-feira, 29, na cidade de Changsha.

Quando achado, o sobrevivente foi rapidamente amparado pela equipe de resgate, recebendo uma manta térmica e colocado rapidamente em uma maca em direção ao hospital mais próximo para exames médicos.

Ainda não há novas atualizações a respeito do estado de saúde da vítima. Contando com esse, foram contabilizados 8 resgates de vítimas do acidente.

As autoridades ainda não sabem do paradeiro de outras 39 que poderiam estar no prédio no momento, enquanto 15 continuam soterradas.

Mais de 700 socorristas estão trabalhando arduamente nos resgates que ocorrem no edifício de oito andares, que abrigava apartamentos residenciais e um cinema. As autoridades em primeiro momento já acentuaram que os documentos que concedem a licença de segurança do local estavam falsificados, mas ainda não existem certezas sobre o motivo que levou ao desabamento.

No domingo foram vistos bombeiros com escavadeiras para retirada de emaranhados de metal e concreto, além da melhor circulação nas zonas mais profundas dos escombros.

Pronunciamento do presidente

Em fala pública, foi pedido pelo presidente do país, Xi Jinping, no sábado, 30, que as buscas fossem a prioridade de todo o corpo de bombeiros do país, levadas ao fim “a qualquer custo”.

Apesar do pedido, está sendo muito difícil dos socorristas avançarem e realizar mais resgates. Em breve será aberta uma investigação sobre o caso a pedido do presidente, conforme apurou o veículo "UOL".