Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

3 mil anos de história: especialistas datam monumento misterioso na Inglaterra

Adorado pelos moradores do vale, o Cavalo branco de Uffington pode ser visto a 32 quilômetros de distância

Pamela Malva Publicado em 27/05/2020, às 17h30 - Atualizado às 17h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do Cavalo branco de Uffington - Divulgação
Imagem do Cavalo branco de Uffington - Divulgação

Em meados de 1736, o antiquário Francis Wise escreveu sobre a imagem de um cavalo que era adorada por moradores de Uffington, na Inglaterra. Hoje, graças a tecnologia moderna, descobriu-se que a imagem tem mais de 3 mil anos.

De sete em sete anos, os moradores do vale britânico em Oxfordshire se unem para restaurar o formato do Cavalo branco de Uffington. De origem desconhecida, o desenho é um pictograma de giz do tamanho de um campo de futebol.

Moradores de Uffington restaurando o formato do cavalo de giz / Crédito: Divulgação/Emily Cleaver

Com sua tradição centenária, contudo, os ingleses sequer imaginavam que o cavalo representava uma obra milenar. Nesse sentido, a datação só foi possível após uma análise minuciosa do solo e das pedras abaixo da imagem branca.

Descobriu-se então, que o Cavalo branco de giz, na verdade, era uma escultura cravada em pedra, com meio metro de profundidade. Visível a 32 quilômetros de distância, o pictograma cobre múltiplas camadas de quartzo que foram formadas com o tempo em um monumento bastante misterioso.