Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

340 mil filhos e 542 mil doses de sêmen: Touro destaque se aposenta

O animal, de nome Sherlock, finalmente descansará depois de ter começado seus trabalhos já aos 18 meses

Redação Publicado em 20/06/2022, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O touro Sherlock - Divulgação/ABS
O touro Sherlock - Divulgação/ABS

Um touro destaque finalmente terá seu descanso merecido, sendo oficialmente aposentado após passar nove anos na central de inseminação ABS, voltando ao Rancho da Matinha, em Uberaba, Minas Gerais.

Conhecido como Sherlock, o touro conta com dados impressionantes: cerca de 542 mil doses de sêmen do animal já foram comercializadas e ele conta com pelo menos 340 mil filhos espalhados em mil rebanhos pelo Brasil e pela América Latina.

"Certamente, foi um dos reprodutores que mais teve procura de sêmen no Rancho da Matinha e, agora, se tem alguém que merece descansar em um bom piquete, com boa alimentação e água fresca, é ele", afirmou o gerente do Rancho, Luciano Borges, ao Globo Rural.

"Na bateria da ABS, ele é o touro que mais produziu animais do quarto quadrante –ou seja, que comem menos e ganham mais peso", acrescentou o Coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Corte da central, Arthur Vieira.

Touro destaque

Os serviços de Sherlock começaram aos 18 meses, quando o animal teve a primeira leva de reproduções. Ele foi um dos participantes destaque de uma das primeiras edições do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT).

Sendo um dos principais reprodutores da raça nelore em território nacional, o último estoque de sêmen do animal — antes da aposentadoria oficial — ainda está sendo comercializado, segundo o portal F5.