Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

5 curiosidades sobre as incríveis 'múmias' de leões de 12 mil anos

Descoberta impressionantemente feita em 2015 permite analisar espécie extinta há milhares de anos

Isabela Barreiros Publicado em 24/10/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Múmias de leões- das-cavernas encontradas na Rússia em 2015 - Divulgação/Academia de Ciências Yakutia
Múmias de leões- das-cavernas encontradas na Rússia em 2015 - Divulgação/Academia de Ciências Yakutia

Foi pura sorte que nada mais nada menos que corpos de leões mumificados que têm pelo menos 12 mil anos de idade acabaram sendo encontrados por uma equipe de pesquisadores na região do rio Uyandina, na Rússia, em 2015.

Na ciência, quase tudo que se sabe sobre leões-das-cavernas foi obtido apenas por pinturas rupestres e alguns fósseis, visto que a espécie está extinta há muitos anos. Com a descoberta, isso muda completamente. 

O site Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre essas múmias impressionantes.

Confira a seguir!

1. Acaso

Múmia de leão- das-cavernas descoberta / Crédito: Divulgação/Academia de Ciências Yakutia

Os cientistas não estavam à passeio na região quando se depararam com a descoberta, mas também não esperavam encontrá-la. Na verdade, eles estavam buscando fósseis de mamutes, aproveitando a inundação do rio local.

O alagamento fez com que uma caverna fosse exposta. Um dos pesquisadores envolvidos na busca pelos esqueletos de mamutes, Yakov Androsov, decidiu olhar a gruta através de um buraco no gelo, acabou se deparando com corpos diferentes e decidiu investigar.


2. Preservação

Embora sejam extremamente antigos, — eles são de uma espécie extinta há muito tempo —, os corpos impressionaram os pesquisadores por estarem em um excelente estado de conservação. 

Segundo Yakov Androsov, durante entrevista à BBC em 2015, principal responsável pela descoberta, “pelos, pernas, caudas, orelhas, olhos e bigodes estavam preservados". Era possível observar os pelos cobrindo as faces dos animais, os bigodes nas bochechas e todos os detalhes.


3. Filhotes

Pesquisador mede corpo de leão / Crédito: Divulgação/Academia de Ciências Yakutia

Outro aspecto que surpreendeu os especialistas foi a idade das múmias: elas aparentavam ser de filhotes de leões-das-cavernas, tendo o tamanho de gatos modernos. A ciência aponta que a espécie poderia chegar ao tamanho de tigres siberianos mais modernos quando adulta, entre 3,3 metros de comprimento.

No caso das múmias russas, porém, elas eram bem menores. De acordo com Albert Protopopov, zoólogo, os filhotes morreram duas ou três semanas depois de nascerem porque ainda não apresentavam dentes nem atingiram o crescimento completo esperado.


4. Causa da morte

Descobrir o que teria causado a morte dos leões em uma idade tão jovem pode ajudar os pesquisadores a entender detalhes sobre seus costumes e vida. Segundo Protopopov, a hipótese mais provável está relacionada ao local em que eles foram encontrados.

É possível que eles tenham morrido de fome após ficarem presos na caverna em que foram descobertos devido a um soterramento de terra na entrada da gruta. A gruta não oferecia muitas possibilidades de sobrevivência aos pequenos, que pereceram no local. 


5. Idade dos fósseis

Cientistas seguram uma das múmias / Crédito: Divulgação/Academia de Ciências Yakutia

Os estudos primários feitos nos corpos encontrados ainda não puderam determinar sua idade ao certo. No entanto, os pesquisadores atestam que eles possuem ao menos 12 mil anos de idade, visto a data de extinção da espécie.

Consideradas as mais completas múmias já encontradas pela ciência, elas poderão auxiliar em novas pesquisas sobre os animais. A expectativa dos especialistas é que a descoberta possa ajudar na investigação sobre a origem, hábitos, famílias e nutrição da espécie.


+Saiba mais sobre esse tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon: 

Dinossauros e Mamíferos: Evolução, de Ruben Ygua - https://amzn.to/2MYyJ0k

Os caçadores de mamutes, de Alix Coromell - https://amzn.to/2QQUFLL

O último suspiro dos mamutes, de J. Athayde Paula - https://amzn.to/36uQzj0

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W