Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Acadêmicos encontram ferramentas de 13 mil anos em caverna na Turquia

Segundo os arqueólogos, os fragmentos identificados na região da Anatólia podem ter sido usados como facas e raspadores

Pamela Malva Publicado em 14/03/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia das curiosas pedras encontradas - Divulgação/Selay Saykal
Fotografia das curiosas pedras encontradas - Divulgação/Selay Saykal

Em 2018, um grupo de acadêmicos da Universidade Técnica de Karadeniz deu início a um projeto de exploração em várias zonas de Trabzon, na região da Anatólia. Agora, fragmentos de pedras de 13 mil anos foram encontrados em uma caverna na área.

Segundo os pesquisadores, especialistas em Protohistória e Arqueologia do Oriente Próximo, os 103 artefatos identificados na Turquia podem ter sido usados como facas e raspadores. Destes, sete foram profundamente analisados pelos arqueólogos.

Através de estudos iniciais, então, os cientistas perceberam que a grande maioria dos fragmentos é composto de obsidiana e pederneira. Da mesma forma, os testes preliminares indicaram que as ferramentas foram utilizadas no final da Era do Gelo.

Em entrevista à Agência Anadolu, a acadêmica Hulya Caliskan Akgul afirmou que as peças prometem trazer novas informações sobre o passado. “O conjunto de achados pode dar uma grande contribuição não só para Trabzon, mas também para a arqueologia da Anatólia”, explicou a especialista.