Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Achados arqueológicos confirmam tragédia bíblica

Camadas de cinzas mostram destruição massiva na antiga capital do reino de Judá, em sua conquista pelos babilônicos

Tatiana Bandeira Publicado em 27/07/2017, às 16h18 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Cerco de Jerusalém em quadro de pintor escocês, 1850 - David Roberts
O Cerco de Jerusalém em quadro de pintor escocês, 1850 - David Roberts

Descobertas feitas por arqueólogos em Israel confirmam a veracidade do relato bíblico da conquista de Judá pela Babilônia e da queda do Primeiro Templo em Jerusalém. Um fato tão importante que é lembrado pela no calendário hebraico pelo Tisha B'av, um dia de jejum e de luto, que este ano cai na próxima terça-feira.

Conforme as descrições bíblicas, em 586 aC, o rei babilônico Nabucodonosor, venceu o rei judeu Zedequias e arrasou a capital, Jerusalém. O capitão babilônio do guarda Nebuzaradan foi então enviado para a cidade, onde, consta no Livro de Jeremias, "queimou a casa do Senhor e a casa do rei; E todas as casas de Jerusalém, todas as casas de todos os grandes, queimaram-no com fogo".

De acordo o arqueólogo da Israel Antiquities Authority (IAA) Joe Uziel, co-diretor das escavações atuais da Cidade de Davi,  as descobertas no declive oriental no sítio, incluindo uma fileira de salas de 2.600 anos e seus interiores - tudo coberto de grossas camadas de cinza de carvão - ajuda a compreender o que aconteceu nos dias que antecederam a destruição.

Nas ruínas foram descobertos artefatos raros, incluindo uma estátua de mulher nua, aparentemente egípcia, de marfim, e frascos de cerâmica esmagados com um “selo de roseta” que estaria sendo usado pela realeza na última década antes da queda do Primeiro Templo, de acordo com o co-diretor da IAA, Ortal Chalaf.

"Estes selos são característicos do final do período do Primeiro Templo e foram usados ​​pelo sistema administrativo que se desenvolveu no final da dinastia judia. A classificação dos objetos facilitava o controle, supervisão, coleta, comercialização e armazenamento de produtos. A roseta, em essência, substituiu o selo "For the King" usado no sistema anterior ", disse Chalaf.

Além disso, os restos carbonizados de madeira, sementes de uva e escamas e ossos de peixe serão catalogados por membros da equipe de cooperação interdisciplinar de arqueólogos da IAA e cientistas do Instituto Weizmann.

Ruínas do período da destruição foram primeiro encontradas nos anos 1960. O achado atual, fora dos limites tradicionais da cidade de Jerusalém, indica que ela era maior (e mais importante) do que se dava crédito. Como também sua destruição.