Notícias » Brasil

Acusado de cometer ‘crimes contra humanidade’, Bolsonaro é denunciado no Tribunal Penal Internacional

ONG austríaca acusa o presidente do Brasil de destruir a Amazônia

Redação Publicado em 12/10/2021, às 11h17

Fotografia do presidente Jair Bolsonaro
Fotografia do presidente Jair Bolsonaro - Getty Images

Nesta terça-feira, 12, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi denunciado no Tribunal Penal Internacional, em Haia, pela ONG austríaca All Rise, por crimes contra a humanidade.

Segundo informado na denúncia apresentada para a procuradoria do Tribunal, o governante brasileiro é acusado de destruir a Amazônia, de acordo com o documento, tais ações são prejudiciais em âmbito global e não só no Brasil.

De acordo com informações do portal Yahoo, a denúncia pode levar a uma investigação. O documento entregue à procuradoria de Haia — localizada nos Países Baixos — conta com 300 páginas, 200 argumentos legais e dados científicos.

Para os responsáveis pela denúncia, as atitudes do governo Bolsonaro “são um ataque amplo e sistemático à Amazônia, suas dependências e seus defensores, e que resultam não só na perseguição, assassinato e sofrimento desumano de milhões de pessoas na região, mas também no mundo inteiro”.

Sabe-se que o presidente do Brasil acumula inúmeras denúncias no Tribunal Penal Internacional, no entanto, essa é a primeira que se refere a política ambiental especificamente.