Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Literatura

Acusado de transfobia, livro de J.K. Rowling ganha prêmio literário

A obra “Sangue Revolto” chegará ao mercado brasileiro no final deste mês

Fabio Previdelli Publicado em 15/05/2021, às 09h58 - Atualizado em 16/05/2021, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A autora J.K. Rowling - Getty Images
A autora J.K. Rowling - Getty Images

Na última quinta-feira, 13, o British Book Award divulgou sua lista de vencedores. Na categoria melhor livro criminal e ficcional, a obra “Sangue Revolto”, escrito por Robert Galbraith, foi escolhida para ficar com o prêmio.  

Como explica matéria da Folha de S. Paulo, Robert Galbraith é o pseudônimo da escritora inglesa J.K. Rowling, mundialmente conhecida pelo sucesso da saga Harry Potter. Acontece que, apesar dos prêmios, o livro de J.K. vem sendo muito criticado por transfobia. 

A obra faz parte da série “Cormoran Strike” e traça a história de um serial killer que usa disfarce de mulher para cometer atrocidades contra mulheres cisgêneros. Além da narrativa, Rowling vem, desde 2019, como explica a Folha, repercutindo negativamente por declarações ofensivas à comunidade transgênero, principalmente por dar a entender que mulheres trans não são mulheres de “verdade”. 

"Respeito o direito de todas as pessoas trans de viverem da maneira que lhes pareça autêntica e mais confortável. Protestaria com vocês se vocês fossem discriminados por serem trans. Ao mesmo tempo, minha vida foi moldada pelo fato de eu ser mulher. Não acredito que seja odioso dizer isso", escreveu a autora em um de seus tweets. 

Apesar das polêmicas, a autora de Harry Potter disse que a obra baseia-se nos crimes reais cometidos por Jerry Brudos e Russel William, como explica matéria publicada pela equipe do site do Aventuras na História. "Ambos manipuladores que ficaram com lembretes de suas vítimas", segundo descreveu a autora.  

Porém, como explica a Folha, a justificativa da inglesa não foi bem aceita, já que muitos viram o seu novo livro como uma forma de atacar pessoas trans. No meio de toda essa discussão, a obra chega ao Brasil, pela editora Rocco, no próximo dia 30 de maio.