Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Adaga da Idade do Bronze é encontrada à beira de rio na Eslováquia

O impressionante artefato foi descoberto em janeiro, por um habitante da região que descansava perto das águas do rio Váh

Pamela Malva Publicado em 02/02/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da adaga encontrada na Eslováquia - Divulgação/ Escritório do Conselho de Monumentos da República Eslovaca
Fotografia da adaga encontrada na Eslováquia - Divulgação/ Escritório do Conselho de Monumentos da República Eslovaca

Em janeiro deste ano, enquanto relaxava à beira do rio Váh, na Eslováquia, um habitante da região fez uma descoberta impressionante. Segundo o site Slovak Spectator, trata-se de uma misteriosa adaga — ou espada — da Idade do Bronze.

Tendo visitado o rio em sua folga do trabalho, o morador local chegou a levar o artefato para casa. Ao analisá-lo mais de perto, no entanto, o responsável pela descoberta percebeu que aquele, na verdade, era um achado arqueológico bastante distinto.

Assim, a adaga foi entregue ao museu mais próximo, para que pudesse ser analisada por especialistas. Com isso, os estudiosos afirmaram que o artefato pode ser uma adaga longa, ou uma espada bem curta, com quase 26 cm de comprimento.

Segundo o Escritório do Conselho de Monumentos de Trnava, a arma, que pesa cerca de 150 g, contava com uma alça de material orgânico — o detalhe, no entanto, não foi preservado e desapareceu com o tempo. Assim, restaram apenas os rebites de metal.

Agora, os pesquisadores analisam a provável relação entre a adaga encontrada em Váh e outras armas semelhantes descobertas na bacia do Danúbio e em outras localidades. Nesse sentido, acredita-se que ela tenha parado no rio como parte de um ritual, ou até mesmo que fora perdida por um guerreiro que tentou atravessar o corpo d’água.

Segundo Matúš Sládok, do escritório de Trnava, armas como esta “são típicas da emergente cultura Tumulus, que começou a dominar a região da Europa Central no século 16 aC, ou seja, durante a Idade do Bronze Médio”. Por isso, acredita-se que o novo achado pode ser o elo de ligação entre os diferentes tipos de arma da época.