Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pré-história

Encontrada mandíbula de um mastodonte de 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, um estudante do ensino médio fez uma descoberta grandiosa

Thiago Lincolins Publicado em 20/05/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Reprodução / Joseph Cress
Crédito: Reprodução / Joseph Cress

Enquanto procurava pontas de lança neolíticas, um adolescente fez uma descoberta muito maior numa fazenda localizada no estado de Iowa, EUA. Acidentalmente, o jovem se deparou com os ossos da mandíbula de um extinto mastodonte.

Para evitar a presença de ladrões de fósseis, os donos da fazenda não revelaram a sua identidade. Entretanto, a antiga arcada do animal foi entregue à Universidade de Iowa. Estudos já realizados confirmam que o bicho tinha aproximadamente 7 metros de altura e viveu no estado há aproximadamente 34 mil anos.

“Fomos notificados há algumas semanas que alguém encontrou um fóssil no meio de um pequeno rio na propriedade”, explicou Tiffany Adrain, profissional do Repositório de Paleontologia da Universidade de Iowa. “Na verdade, era um estudante do ensino médio que havia encontrado o objeto, e os proprietários nos contataram e enviaram fotos.”

A ossada foi colocada em um armário da universidade e se junta a vários fósseis pré-históricos de Iowa, sendo a maioria de mamíferos que viveram nos últimos 150.000 anos.