Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Aeroporto de Cabul é alvo de explosão em meio a tensão da volta do Talibã

Episódio ocorreu nesta quinta-feira, 26, e deixou vítimas

Giovanna Gomes, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 26/08/2021, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O aeroporto foi alvo de uma explosão - Divulgação/Vídeo/Al Jazeera
O aeroporto foi alvo de uma explosão - Divulgação/Vídeo/Al Jazeera

Diversos tiros e ao menos duas explosões foram registrados na região do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, nesta quinta-feira, 26, de acordo com o G1. Segundo o Pentágono, houveram vítimas fatais do episódio, mas ainda não se sabe o número total de mortos ou feridos. Também não há confirmação acerca da natureza dos ataques.

"Podemos confirmar que a explosão no portão da Abadia foi o resultado de um ataque complexo que resultou em várias vítimas americanas e civis", declarou John Kirby, porta-voz do Pentágono. "Podemos confirmar pelo menos uma outra explosão no hotel Baron ou próximo a ele, a uma curta distância do portão. Continuaremos atualizando."

De acordo com a agência de notícias Reuters, duas fontes do governo americano acreditam que as ocorrências de hoje se tratam de atentados suicidas. Além disso, o presidente Joe Biden já havia sido alertado mais cedo sobre um possível ataque durante uma reunião com autoridades de segurança.

"As informações obtidas ao longo da semana são cada vez mais sérias e fazem referência a uma ameaça iminente e grave", considerou o secretário de Estado britânico das Forças Armadas, James Heappey. "É uma ameaça muito séria, muito iminente."

Um membro do Talibã disse à Reuters que o ataque deixou ao menos 13 vítimas fatais, inclusive crianças, enquanto a rede Al Jazeera fala em pelo menos 10 mortos. Já o "The Wall Street Journal" afirma que fuzileiros navais americanos também ficaram feridos.