Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Afegãs são proibidas de viajar de avião sem acompanhante do sexo masculino

A medida surge logo após o Talibã voltar atrás em sua decisão de permitir que meninas frequentem o ensino médio

Redação Publicado em 28/03/2022, às 12h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Família afegã caminha em aeroporto - Getty Images
Família afegã caminha em aeroporto - Getty Images

O Talibã deu ordens no último fim de semana para que companhias aéreas em território afegão impeçam que mulheres sem um acompanhante do sexo masculino embarquem em voos, sejam eles domésticos ou internacionais.

A medida foi anunciada pouco após o grupo extremista, que se encontra no poder desde meados do ano passado, ter voltado atrás em seu compromisso de abrir escolas de ensino médio para meninas. 

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, fontes disseram que o Ministério da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício encaminhou uma carta às companhias aéreas no último sábado, 26, na qual informou sobre as novas restrições.

Conforme o texto, mulheres que já haviam reservado passagens poderiam viajar no domingo e na segunda-feira. No entanto, algumas passageiras acabaram sendo barradas no aeroporto de Cabul no sábado.

Segundo a Reuters, os porta-vozes do Ministério da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício e do Ministério da Cultura e Informação do Afeganistão até o momento não comentaram publicamente sobre o assunto.