Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pompéia

Afresco erótico de rainha espartana é encontrado em Pompeia

A cena provocativa entre Leda e Zeus foi apresentada ao público pela primeira vez

Pamela Malva Publicado em 26/11/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O trabalho minucioso de escavar o afresco - Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades
O trabalho minucioso de escavar o afresco - Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades

Um afresco que retrata uma cena erótica da mitologia grega foi encontrado e exposto ao público pela primeira vez em Pompeia. Bem preservada, a pintura mostra uma relação entre a rainha espartana Leda e Zeus - em forma de Cisne.

A obra foi encontrada em 2018, durante escavações no sítio arqueológico Rego V, que tem 21,8 hectares, em uma antiga casa. Para os arqueólogos, a residência pertencia a um comerciante rico, já que, na época, ter afrescos em casa era uma forma de demonstrar o nível de conhecimento cultural do proprietário.

O afresco representando Leda e Zeus disfarçado / Crédito: Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades 

Cenas eróticas e provocativas, como a da pintura, eram comuns nas decorações das casas em Pompeia, ainda mais considerando que a rainha era uma importante personagem da mitologia. No artefato encontrado, especificamente, Leda é engravidada por Júpiter, o deus romano, disfarçado como cisne.

Segundo o mito grego, a rainha espartana foi seduzida — para alguns, estuprada — por Zeus, o Júpiter, enquanto ele se disfarçava do animal com penas brancas. Dessa relação, teriam nascido Helena de Troia e os gêmeos Castor e Pollux. No mito, os pais das crianças eram tanto o deus romano, quando o rei de Esparta.

Outras obras parecidas foram encontradas durante a restauração da mesma casa onde estava o afresco. Uma pintura de Priapo, o deus grego da fertilidade, foi uma delas. Na representação, o personagem da mitologia estava pesando sua genitália.


+Saiba mais sobre a sexualidade na Grécia Antiga

1. Poder e representações da sexualidade na Grécia Antiga, Leandro Alves Martins de Menezes (2017) - https://amzn.to/34pDeaH

2. Greek Homosexuality, K. J. Dover (2016) - https://amzn.to/2pUDHTx

3. Amor E Sexo Na Grécia Antiga, Reinholdo Aloysio Ullmann (2005) - https://amzn.to/2XNNJ5i

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.