Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coronavírus

África do Sul tem dobro de casos de covid-19 em um dia

O país detectou a nova variante ômicron na semana passada, classificada como “preocupante” pela OMS

Isabela Barreiros Publicado em 02/12/2021, às 08h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa da Sars-cov-2 - Divulgação/Pixabay/TheDigitalArtist
Imagem meramente ilustrativa da Sars-cov-2 - Divulgação/Pixabay/TheDigitalArtist

A África do Sul registrou quase o dobro de casos de covid-19 em apenas um dia, em um aumento que preocupa as autoridades do país que detectou pela primeira vez na semana passada a nova variante ômicron do novo coronavírus.

O aumento foi registrado na quarta-feira, quando os casos confirmados foram de 4.373, do dia anterior, para 8.561, no dia 1 de dezembro, segundo as estatísticas oficiais sul-africanas repercutidas pelo portal g1.

Para os cientistas do país, o número deve aumentar nos próximos dias, após a identificação da variante ômicron. Nicksy Gumede-Moeletsi, virologista regional da Organização Mundial de Saúde, explicou a situação à agência Associated Press.

“Há uma possibilidade de que realmente veremos uma séria duplicação ou triplicação dos casos à medida que avançamos ou conforme a semana se desenrola”, afirmou. “Existe a possibilidade de vermos um grande aumento no número de casos identificados na África do Sul”.

Em meados de novembro, os casos de covid-19 na África do Sul começaram a aumentar drasticamente após um período de baixa transmissão no começo do mês. A taxa de positividade foi de 1% para 16,5% nos últimos dias.

Os pesquisadores ainda não podem afirmar que a nova variante é a responsável pelo aumento dos casos no país, embora seja muito possível. Apenas um sequenciamento genético completo pode confirmar que as pessoas com covid-19 estão com a variante, ainda que os testes PCR padrão possam sugerir que seja um caso de ômicron.

O sequenciamento genômico da nova cepa está sendo feito por laboratórios da África do Sul e Botswana para entender se a variante é mais transmissível, causa danos mais graves à saúde e escapa da proteçã da vacinação já empregada pelos países.