Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Agência espacial japonesa divulga imagens de vestígios de asteroide

Material coletado do distante asteroide Ryugu pode ajudar a lançar uma luz sobre a origem da vida e a formação do Sistema Solar. Confira as imagens!

Fabio Previdelli Publicado em 16/12/2020, às 12h07 - Atualizado às 21h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do asteroide Ryugu - Divulgação/ JAXA
Imagem do asteroide Ryugu - Divulgação/ JAXA

Em 2014, a agência espacial japonesa (JAXA) lançou a nave espacial Hayabusa2, que tinha como destino o distante asteroide Ryugu.

Entretanto, o objetivo só foi alcançado em 2018. No ano seguinte, num segundo pouso, a nave conseguiu coletar fragmentos de rocha desalojada e amostrar que estavam sob a superfície do local.  

No último dia 6 de dezembro, a capsula de metal que guardava as amostras pousou no deserto australiano de Woomera. A abertura da cápsula aconteceu na última segunda-feira, 14, e com ela, a agência espacial também divulgou as primeiras imagens e analises do asteroide.  

Cápsula com amostras do asteroide Ryugu / Crédito: Divulgação/ JAXA

"A JAXA confirmou que as amostras derivadas do asteroide Ryugu estão dentro do contêiner de amostra", informaram em comunicado. "Fomos capazes de confirmar partículas pretas semelhantes a areia que se acredita serem derivadas do asteroide Ryugu”. 

Na parte de fora da cápsula foi notada a presença de poeira cósmica preta, mas as amostras mais substanciais estavam alojadas no recipiente interno do objeto de metal. "Quando realmente abrimos a cápsula, fiquei sem palavras. Foi mais do que esperávamos e havia tanto material que fiquei realmente impressionado", disse o cientista Hirotaka Sawada. "Não eram partículas finas como o pó, mas havia muitas amostras com vários milímetros de diâmetro". 

Material coletado / Crédito: Divulgação/ JAXA

Agora, com o material coletado, os cientistas esperam que as analises possam ajudar a lançar uma luz sobre a origem da vida e a formação do Sistema Solar. Para isso, a JAXA compartilhará com a NASA tanto a poeira da superfície, quanto as substâncias de seu interior.