Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Agência espacial revela que detritos encontrados na Austrália são da SpaceX

Encontradas em uma fazenda na Austrália, peça foi confundida com árvore queimada

Redação Publicado em 04/08/2022, às 19h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pedaço de peça da SpaceX, que caiu na Austrália - Divulgação / Youtube / BBC News
Pedaço de peça da SpaceX, que caiu na Austrália - Divulgação / Youtube / BBC News

Na semana passada, alguns destroços foram encontrados em uma área rural da Austrália, e a Agência Espacial Australiana confirmou, em um comunicado à emissora local ABC, na última quarta-feira, 3, que os objetos faziam parte de uma missão da SpaceX – empresa de foguetes fundada pelo bilionário Elon Musk.

Os agricultores locais procuraram o astrofísico Brad Tucker para examinar os destroços que caíram em Dalgety, localizado no estado de Nova Gales do Sul. Os restos de peças foram carbonizados depois que entraram na atmosfera terrestre.

O astrofísico comentou: "Foi emocionante e estranho ao mesmo tempo"."É impressionante vê-lo".

Segundo Brad, os destroços provavelmente caíram em 9 de julho, porém, Mack Miners, dono da fazenda e criador de ovelhas, contou que só percebeu o que aquilo era algumas semanas depois, pois acabou confundindo com uma árvore queimada.

Sem riscos

A maior das peças tem cerca de 3 metros de comprimento e Tucker disse, via G1, que os destroços não eram um perigo público, os descrevendo como um achado “extremamente raro”.

Pedaço de peça da SpaceX, que caiu na Austrália - Foto: Divulgação / Youtube / BBC News

Ainda de acordo com o astrofísico, a peça maior fazia parte de um baú descartado pela cápsula Crew-1, quando, em 2021, reentrou na atmosfera terrestre. Alguns outros relatos de detritos espaciais foram reportados em propriedades próximas, aumentando a chance do surgimento de mais peças da missão SpaceX.

A Agência Espacial da Austrália pediu aos moradores, em um comunicado, que informem qualquer nova descoberta à SpaceX.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!