Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dinamarca

Água-viva gigante é registrada na Dinamarca

Em praia do país nórdico, cientistas encontraram uma água-viva de 90 centímetros

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 11/12/2021, às 09h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A água-viva bombeiro com 90 centímetros de diâmetro - Divulgação / Aquário de Øresund
A água-viva bombeiro com 90 centímetros de diâmetro - Divulgação / Aquário de Øresund

Em uma praia na Dinamarca, pesquisadores do Aquário de Øresund encontraram um animal curioso: uma água-viva medindo cerca de 90 centímetros. Com a coloração avermelhada, o habitante dos mares faz parte de uma espécie apelidada de Brændegoplen, que significa ‘bombeiro’ em dinamarquês.

Outros animais da mesma espécie já foram encontrados na Dinamarca, inclusive naquela mesma praia, mas, segundo diversos oceanólogos, as águas-vivas atingem, em média, apenas 30 centímetros — um terço, somente, do tamanho da encontrada na última segunda-feira, 6.

Parte da família dos cnidários, na qual estão incluídas as anêmonas-do-mar, as medusas, os corais-moles, as hidras de água doce e as alforrecas, mais conhecidas como as águas-vivas, os ‘bombeiros’ já foram registrados pelo Aquário de Øresund como tendo mais de dois metros de comprimento, logo, o novo espécime entra em uma lista de ‘gigantes’. As informações são do portal de notícias UOL.

De acordo com hipóteses e estudos dos oceanólogos dinamarqueses, esta espécie de água-viva tem tamanhos diferentes de acordo com a profundidade oceânica onde habita, sendo os espécimes maiores, habitantes de grandes profundezas do mar do ártico.

No entanto, os cientistas dinamarqueses já mostraram, em um vídeo publicado no Facebook do Aquário de Øresund, o quão comum é encontrar animais desta espécie nas areias de praias do país nórdico