Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

“Churchill & Orwell: A luta pela liberdade” biografia retrata oposição das duas figuras históricas contra o autoritarismo

Escrita pelo vencedor do Prêmio Pulitzer Thomas E. Ricks, a obra se concentra no período crucial da vida dos dois; da ascensão do nazismo até o rescaldo da Segunda Guerra

Fabio Previdelli Publicado em 22/08/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Orwell e Winston Churchill - Crédito: Reprodução
George Orwell e Winston Churchill - Crédito: Reprodução

Winston Churchill não era visto com muita credibilidade no cenário político da Grã Bretanha. Ele só se tornou famoso por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra. Conservador, é considerado como o maior estadista do século 20.

Já Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo de George Orwell, não tinha grande status como escritor no início de sua jornada. Mas se tornou extremamente importante quando retratou com extrema consciência as injustiças sociais de um temeroso modelo totalitário comunista. Tornando-se assim, uma das maiores e mais influências do mesmo século.

Os dois nunca se encontraram na vida real, até ocupavam lados opostos no espectro político. Mas o que os aproximavam era a luta por um princípio que deveria ser básico para qualquer ser humano: a liberdade individual.

Capa do livro Churchill & Orwell - A Luta pela liberdade / Crédito: Zahar

A história de luta e valores dessas duas figuras icônicas se entrelaçam no livro Churchill & Orwell - A luta pela liberdade, que será lançada nos próximos dias pela Zahar. A obra é escrita pelo jornalista Thomas E. Ricks, especialista em assuntos militares e de segurança nacional. Atual colaborador da New York Times e da New Yorker, trabalhou mais de duas décadas no The Washington Post e no The Wall Street Journal, onde participou de equipes ganhadoras do Prêmio Pulitzer.

Figuras essenciais na luta contra as ameaças do autoritarismo — tanto de esquerda como de direita — os dois surgiram em um momento crítico do século 20, e se tornaram fontes de inspiração e exemplos que perduram até os dias atuais. 


Churchill & Orwell - A luta pela liberdade, Thomas E. Ricks, Zahar, 352 páginas, preço da pré-venda R$: 55,90.