Notícias » Brasil

Alagoana de 42 anos descobre gravidez ao dar à luz

O bebê nasceu em uma UPA (Unidade de Ponto Atendimento) de Maceió pesando menos de 1 kg

Redação Publicado em 10/03/2022, às 09h28

Equipe médica junto a mãe e filho
Equipe médica junto a mãe e filho - Divulgação / Secretaria de Saúde de Alagoas

Uma moradora de Maceió deu entrada em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na manhã de ontem, 9, sofrendo uma hemorragia. Para a surpresa de todos, durante o atendimento, a mulher descobriu que estava grávida e já em trabalho de parto.

Janiere Elza da Silva, de 42 anos, deu à luz um menino poucos minutos após saber da novidade. O bebê nasceu prematuro, com cerca de seis meses e apenas 920 gramas.

Quando a enfermeira foi examinar a paciente, o bebê já estava coroando. Ela perguntou à paciente se ela sabia que estava grávida e a mulher tomou um susto dizendo que não", disse a coordenadora de enfermagem da UPA Jacintinho, Ruth Morais, em entrevista ao portal UOL. 

De acordo com a profissional, o parto foi feito pela profissional que informou a gravidez à gestante, uma vez que é especialista em neonatologia, e por uma enfermeira obstétrica que também estava no local. "Foi um parto normal, o pai estava presente e tentamos fazê-lo da forma mais humanizada possível", declarou.

A criança, que recebeu o nome de "Valentim", escolhido pela equipe da UPA, precisou ser levada para a UTI Neonatal da Maternidade Santa Mônica para receber acompanhamento médico. Apesar de bastante prematuro, o menino se encontra em estado estável.