Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Einstein

Albert Eintein é ‘recriado’ por AI e vira professor de universidade de Hong Kong

Físico alemão é um dos dez novos 'professores digitais' da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 14/05/2024, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Professores digitais da HKUST - Divulgação/HKUST
Professores digitais da HKUST - Divulgação/HKUST

A Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) anunciou que o físico alemão Albert Einstein será um dos 'novos' professores da instituição — onde lecionará sobre inovações científicas. 

+ Da ciência a religião: 5 dúvidas que você já pesquisou no Google sobre Einstein

Na verdade, Einstein faz parte de uma nova ferramenta desenvolvida pela instituição, que criou dez professores digitais com o uso da inteligência artificial (IA). O curso piloto pretende testar o uso da tecnologia no ensino, visando aumentar a motivação e o engajamento dos estudantes durante a aprendizagem, conforme explica Pan Hui, professor e idealizador do projeto. 

Conforme repercutido pelo Terra, a ideia da universidade é que, a longo prazo, o ambiente das salas de aulas sejam gerados pela IA, baseados no interesse de cada um dos alunos. "A IA abre as portas para uma infinidade de possibilidades na Educação", aponta o docente. 

O estudo não oferece somente experiências únicas e estimulantes para os alunos, mas também os inspira a contemplar a aplicação da inteligência artificial em diferentes campos, além de abrir caminhos para novas pesquisas sobre a Pedagogia guiada pela IA", prossegue. 

Docente personalizável

Os dez professores digitais da instituição foram criados por ferramentas de geração de imagem, voz e expressões faciais. Cada qual com sua própria nacionalidade, cultura e profissão; além de serem altamente personalizáveis, aponta Pan Hui

+ A visão de Einstein sobre Hitler: 'Homem com capacidades intelectuais limitadas'

As primeiras aulas com os novos docentes serão as de Mídias Sociais para Criativos; que levam aos estudantes as novas tecnologias imersivas e seus impactos nas redes sociais. Por fim, o idealizador do projeto aponta que os docentes virtuais serão apenas 'colaboradores' dos professores reais e não seus substitutos: 

Com esse suporte, esperamos que os nossos professores serão capazes de se dedicar às necessidades dos estudantes de maneira mais próxima, individualmente, além de experimentar novos modelos de ensino imersivo", finaliza Hui, conforme aponta o Terra.