Notícias » Família Real Britânica

Além de Harry e Diana, a entrevista que expôs bastidores da Família Real

Divórcios são sempre polêmicos em meio à realeza britânica — e neste caso não foi diferente

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 27/03/2022, às 10h00

Fotografia de Sarah Ferguson
Fotografia de Sarah Ferguson - Getty Images

Em março de 2021, a entrevista de Harry e Meghan Markle com a famosa apresentadora norte-americana Oprah Winfrey chamou atenção do mundo inteiro. O programa original, que prometia revelações chocantes a respeito do racismo e intensa atmosfera de pressão existente dentro da glamurosa Família Real Britânica, foi ao ar na CBS, uma emissora estadunidense. 

Situações semelhantes, entretanto, já ocorreram em outros períodos. Um exemplo que já foi usado por muitos para traçar paralelos é o da conversa de Diana com Martin Bashir, da BBC, no ano de 1995, em que ela abriu-se a respeito de seu casamento e os vários problemas que mais tarde levariam ao divórcio com Príncipe Philip.

Harry e Meghan em entrevista com Oprah/ Crédito: Divulgação/NBC News

Um episódio menos falado, todavia, mas que também guarda inúmeras similaridades com os dois casos, é o de Sarah Ferguson, ex-esposa do Príncipe Andrew

A mulher teve uma trajetória dentro da realeza britânica muito semelhante com a de Diana: casou-se com um dos filhos da Rainha Elizabeth II, porém seu relacionamento falhou, levando-a, posteriormente, a se divorciar dele. As duas eram, inclusive, muito amigas, conforme revelou Sarah à revista People em 2021.

Decepção pública

No caso de Ferguson, então conhecida pelo título de duquesa de Iorque, sua entrevista abrindo o coração para o público ocorreu em 1996, quando ocorreu a separação legal entre ela e Príncipe Andrew

O fim do relacionamento do casal, porém, ocorrera muito antes, em 1992, que foi quando eles decidiram que iriam se divorciar — e mesmo sem nenhum pronunciamento oficial a respeito, já era algo que a população britânica podia deduzir pelas inúmeras vezes em que a duquesa foi flagrada com outros homens. 

Sua conversa com Oprah Winfrey, portanto, apenas explicou o que havia ocorrido para que o casamento de uma década acabasse: 

"Você não se casou com o conto de fadas, você se casou com um homem. Você se apaixonou e se casou com um homem, e então você tem que aceitar o conto de fadas. Agora não é um conto de fadas, é a vida real", relatou ela. 

Assim como teria ocorrido com Diana, Sarah teve dificuldade para se adaptar às muitas normas da Família Real, sentindo que os protocolos a limitavam. “O palácio, quando você olha de fora, as janelas têm que estar abertas apenas em uma certa quantidade para que estejam todas alinhadas, e eu entraria e abriria todas as janelas. E não, isso estava errado", contou. 

Naquele mesmo período, a Princesa de Gales também estava negociando seu divórcio com Charles, de forma que Ferguson acabou falando dela também. 

Diana e eu somos como rios, queremos aprender mais, queremos virar a esquina, estamos com fome de mais", explicou a mulher.

Os tabloides ingleses, por sua vez, foram outro tópico que teria contribuído para as dificuldades da duquesa, assim como fizeram com sua amiga, e, mais tarde, como fariam com Meghan Markle. “Devo explicar que a imprensa britânica no momento é completa e totalmente cruel, abusiva e muito invasiva”, concluiu.

Um trecho (em inglês) da entrevista concedida por Ferguson à Oprah pode ser conferido abaixo: 


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio de obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Renato de Almeida Vieira e Silva (2015) - https://amzn.to/3qWCnIZ

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7