Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tecnologia

Alexa será capaz de imitar a voz de pessoas mortas

Novo recurso foi revelado pela Amazon hoje, 23, veja!

Fabio Previdelli Publicado em 23/06/2022, às 16h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da Alexa - Divulgação/Amazon
Imagem ilustrativa da Alexa - Divulgação/Amazon

Assistente pessoal de voz da Amazon, a Alexa se faz cada vez mais presente na casa de diversas pessoas. Agora, porém, além de ajudar na organização do dia-a-dia de seus usuários, a ferramenta também poderá revisitar memórias e trazer de volta aqueles que já partiram

Por mais que a ideia pareça bizarra e digna de um dos fantásticos episódios de Black Mirror, saiba que ela é real e foi confirmada pela própria empresa. Nesta quarta-feira, 22, a Amazon anunciou uma tecnologia capaz de imitar as vozes de pessoas falecidas. 

Embora a inteligência artificial não possa eliminar a dor da perda, ela pode definitivamente fazer suas memórias durarem", declarou Rohit Prasad, cientista-chefe da Amazon, durante conferência.

Aprendizagem rápida

Prasad ainda relatou que a inteligência artificial da Alexa pode torná-la capaz de imitar a voz de qualquer pessoa escutando apenas um minuto de áudio. A companhia apontou, no entanto, que o objetivo da tecnologia é "fazer as memórias durarem” depois que “muitos de nós perdemos alguém que amamos”, principalmente durante a pandemia. 

O recurso ainda está em desenvolvimento e não possui uma data exata para começar a funcionar, mas um vídeo demonstrativo exibe a Alexa lendo um livro para uma criança imitando a voz de sua falecida avó; veja!