Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Saúde

Alopecia: A condição enfrentada por Jada Smith que causou agressão no Oscar

"Foi aterrorizante quando começou", declarou a atriz

Fabio Previdelli Publicado em 28/03/2022, às 12h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Will e Jada Smith na premiação do Oscar 2022 - Getty Images
Will e Jada Smith na premiação do Oscar 2022 - Getty Images

A cerimônia de entrega do Oscar 2022 ficou marcada pelo tapa que Will Smith deu no comediante Chris Rock. Tudo começou após Rock fazer uma ‘piada’ sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett-Smith, esposa de Will, comparando-a com a personagem de Demi Moore em "Até o limite da honra".

Jada, eu te amo. Mas espero vê-la em G.I Jane 2 [nome original do filme]”, disse Rock à Jada. A atriz, por sua vez, pareceu desconfortável com o comentário. Chris então continuou: “Essa foi das boas. Ok. Vou embora daqui”. É então que Will sobre no palco e lhe dá um soco. 

Will Smith acaba de me dar uma surra”, reage o comediante. 

Acontece que a falta de cabelo em Jada não se dá por motivos estéticos, mas por conta de uma doença autoimune. Saiba mais sobre a alopecia, a condição capilar que motivou o tapa dado por Will Smith

A descoberta de Jada

Em 2018, Jada Pinkett-Smith, que é apresentadora do programa ‘Red Table Talk’, revelou para suas colegas de bancada como reagiu quando descobriu que estava perdendo muito cabelo. 

Foi aterrorizante quando começou. Eu estava no chuveiro um dia e tinha apenas um punhado de cabelo em minhas mãos e eu estava tipo, 'Oh meu Deus, eu estou ficando careca?'', relatou a atriz. 

Por conta da condição, Jada revelou que tentou de diversas maneiras esconder a doença, principalmente fazendo o uso de turbante — como uma forma de tentar manter sua autoestima. Entretanto, com o tempo, conforme aponta matéria do G1, Pinkett-Smith decidiu abrir seu problema ao público. 

Conforme ela mesma comparou, a perda de cabelo seria um mal menor se comparado com todas as outras coisas que o “poder superior” poderia tirar das pessoas. "Cheguei ao ponto em que só posso rir”, disse em um vídeo postado em suas redes sociais, segundo recordou a Vogue. 

“Vocês sabem que eu tenho lidado com a alopecia e, do nada, apareceu essa falha aqui. Olhem só. Ela veio do nada e vai ser mais difícil de esconder. Então achei melhor mostrar para todos, para não surgirem dúvidas", prosseguiu. 

O que é alopecia?

Relacionada à perda de cabelo ou pelos entre homens e mulheres, a alopecia pode ser causada tanto por influência genética quanto por uma doença sistêmica. A mais comum entre elas, a areata, a mesma de Jada, é uma doença autoimune — quando as células atacam o próprio organismo. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) estipula que 2% da população mundial possa sofrer com a alopecia em diferentes níveis: afetando pequenas áreas da barba ou do couro cabeludo, até em casos mais extremos, causando a ausência de fios pelo corpo inteiro. Outro tipo de alopecia é a androgenética, popularmente conhecida como calvície. 

A alopecia, segundo ressalta a SBD, não é uma doença contagiosa e tampouco apresenta um risco à saúde, atingindo apenas questões estéticas. De acordo com o órgão, apenas 5% das pessoas acometidas com a doença sofrem com a perda total de fios.