Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Altar representando deus do submundo é encontrado na Turquia

Para as populações do período, os sacrifícios trazidos aos altares acalmariam os deuses

Ingredi Brunato Publicado em 20/10/2020, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando altar com cobra esculpida. - Divulgação
Fotografia mostrando altar com cobra esculpida. - Divulgação

Recentemente, escavações na antiga cidade de Patara, no sul da Turquia, revelaram um imenso altar decorado de 2.000 anos, com a figura de uma cobra esculpida. O artefato de pedra representaria um deus do submundo, cultuado pelas populações politeístas que viviam no período. 

O professor Mustafa Koçak, vice-presidente da escavação, comentou a descoberta em entrevista à Agência Anadolu (AA): “Uma série de ofertas em líquidos ou alimentos, como pão e carne, eram levados e colocadas no altar para acalmar os deuses do submundo. Este é um item da cultura funerária dos povos antigos. Altares semelhantes também foram encontrados em algumas cidades antigas no sudoeste da província de Muğla, mas nunca encontramos tal exemplo em Patara ”. 

O especialista também observou que durante trabalhos na cidade antiga, frequentemente a equipe de arqueólogos topou com cobras, que embora fossem grandes, não apresentavam perigo, geralmente fugindo ao perceberem a presença de humanos. 

“A cobra no altar é muito semelhante às cobras daqui. Supomos que eles também viram essas cobras aqui anos atrás”, concluiu Mustafa