Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inglaterra

Alunos de conceituada universidade da Inglaterra decidem remover quadro da rainha Elizabeth II

O movimento trouxe à tona novamente a discussão sobre o colonialismo. Entenda!

Penélope Coelho Publicado em 11/06/2021, às 10h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth II, em 2012 - Getty Images
Elizabeth II, em 2012 - Getty Images

De acordo com informações publicadas na última quinta-feira, 10, pelo jornal o Estado de São Paulo, recentemente, um grupo de estudantes de pós-graduação da conceituada Universidade de Oxford, na Inglaterra, votaram para que um quadro da rainha Elizabeth II seja removido da sala de conveniência da faculdade.

De acordo com a reportagem, o movimento aumentou a discussão sobre a história colonial britânica, já que os estudantes usaram o colonialismo como argumento para a retirada da foto.

Em reunião, os alunos afirmaram que estavam preocupados com o que os símbolos da monarquia poderiam representar, em relação à recente história colonial. Por fim, optaram pela retirada do quadro.

A presidente do Magdalen College, Dinah Rose, informou que a decisão cabia aos alunos, já que foram estudantes do local que compraram o quadro em 2013. De acordo com Rose, os estudantes estão livres para escolherem a decoração da sala.  

Contudo, a decisão não foi bem vista por todos, para conservadores a retirada da fotografia da rainha foi considerada absurda. De qualquer maneira, Dinah revelou que o quadro foi guardado em local seguro.


Sobre Elizabeth II

A Rainha Elizabeth IIé uma das figuras mais icônicas da atualidade — e da História. Com quase uma centena de anos, aos 94 anos, ela é a monarca que está ocupando a mais tempo o trono do Reino Unido e de mais 15 estados independentes.

Quando a Segunda Guerra Mundial se iniciou, Elizabeth tinha apenas 13 anos de idade. Já nos estágios finais do conflito, a futura rainha, na época com 19 anos, decidiu atuar no serviço militar britânico, como motorista e mecânica.

14 primeiros-ministros já acompanharam a monarca no poder da Grã-Bretanha ao longo de sua extensa vida. Com quase um século de vida, Lilibeth já presenciou diversos momentos históricos marcantes como a Segunda Guerra Mundial e a Corrida Espacial.