Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Ameaçada de extinção, filhote de arara-azul-grande nasce em zoológico municipal

Apesar de raro, caso ocorrido em Belo Horizonte chama atenção por outros aspectos

Alan de Oliveira | @baco.deoli Publicado em 20/05/2022, às 10h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Filhote de arara-azul-grande em Minas Gerais - Diivulgação - FPMZB/PBH
Filhote de arara-azul-grande em Minas Gerais - Diivulgação - FPMZB/PBH

Em Belo Horizonte, a prefeitura anunciou o nascimento de um filhote de arara-azul-grande, na quinta-feita, no zoológico municipal da cidade. Já considerada extinta até 2014, passou a ser classificada desde então, como apenas ameaçada de extinção, segundo apuração realizada pelo portal “O Globo”.

Nascido no dia 29 de março, o filhote continua no ninho sendo alimentado pelos pais, com ração e frutas. A equipe técnica do local falou que irá cuidar com extremo cuidado de cada passo do desenvolvimento do pássaro, até ele adquirir independência.

Não é a primeira vez que acontece a tal raridade nesse zoológico. Diferente do mais novo, o primeiro caso foi de uma fêmea em dezembro de 2019, ficando sob cuidados dos cuidadores até o seu décimo mês de vida. A gerente de Aves do Zoo, Márcia Procópio, disse que o mais interessante foi observar os pais ensinando ela a voar, os assovios e escolhas dos alimentos.

Pais de aves fazem casal há quase duas décadas

Ambos integrantes do casal de arara-azul que geraram os filhos grandes, tem aproximadamente 20 anos de idade. A fêmea pertencia a um criatório do Maranhão, e quando chegou, apresentava incapacidade de voar, problema resolvido com o passar do tempo. O macho veio diretamente do Instituto Brasileiro de meio Ambiente e dos Recursos naturais (IBAMA), do estado de Minas Gerais.