Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inglaterra

Ameaçado de extinção, filhote de ocapi nasce em zoológico da Inglaterra

O raro animal, parente das girafas, integra a lista de risco de extinção desde 2013

Alana Sousa Publicado em 08/10/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de dois ocapis - Wikimedia Commons
Imagem meramente ilustrativa de dois ocapis - Wikimedia Commons

Um nascimento alegrou o zoológico de Londres, na Inglaterra. Isso, pois, um filhote de ocapi veio ao mundo no final de setembro, depois de uma gestação de 16 meses. A novidade é de grande importância, já que o bicho está na lista de animais ameaçados de extinção desde 2013.

Original da República Democrática do Congo, na África, o animal é bastante raro e impressiona por suas características peculiares. Apesar de apresentar listras como as zebras, os ocapis, na verdade, possuem parentesco com as girafas. A nova integrante do zoo, foi batizada de Ede, e nesta semana começou a dar os primeiros passos.

Ede e sua mãe no zoo de Londres / Crédito: Divulgação

Em comunicado, a veterinária responsável por cuidar dos ocapis em Londres, Gemma Metcalf, afirmou: “A gravidez em um período de confinamento representou alguns desafios logísticos para nossa equipe, mas apesar de o zoológico ter sido fechado, permanecemos ao seu lado para garantir que ela recebesse todo o atendimento durante o terceiro trimestre. Estamos muito felizes que mãe e bebê estão bem”.

Pesando até 300 quilos, e podendo alcançar 2 metros de comprimento, os bichos africanos enfrentam dificuldades em seu habitat natural. A principal razão é a interferência humana na natureza; no Congo, os conflitos armados também ajudam para destruir o lar desses raros animais.