Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vietnã

Ameaçado de extinção, orangotango fumante causa revolta no Vietnã

Vídeo viralizou nas redes sociais; veja!

Fabio Previdelli Publicado em 23/06/2022, às 10h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Orangotango fumando em zoo no Vietnã - Divulgação/ Redes Sociais
Orangotango fumando em zoo no Vietnã - Divulgação/ Redes Sociais

Uma cena registrada no zoológico da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, vem causando uma enorme revolta no país. Afinal, em um dos espaços do zoo, um orangotango da espécie Pongo pygmaeus, que está ameaçado de extinção, foi flagrado fumando um cigarro

Em um vídeo publicado nas redes sociais, visitantes percebem que o orangotango está com um cigarro na mão e começa a levá-lo até a boca. Neste momento, alguns deles gritam para o primata não fazer isso.

Sem sucesso, outra parte dá risadas quando o animal expele a fumaça. Ele ainda repete o gesto duas vezes antes de apagar o cigarro em uma parede. 

@phamdat368#duet cùng @cobehaycuoi_watermelon ♬ nhạc nền - Thụy My - Cô Bé Đáng Iu

Conforme reportado pelo UOL, os responsáveis pelo zoológico informaram que o orangotango não pegou o cigarro deliberadamente, mas que o animal teve acesso a ele pois algum visitante jogou uma bituca na área destinada ao animal. 

A mídia vietnamita reforçou que há muitos relatos de pessoas jogando lixo nas gaiolas dos animais, apesar dos inúmeros sinais de alerta pedindo para que a prática não seja realizada. 

Um porta-voz do zoo informou que os animais aprenderam a ‘usar o cigarro’ por conta dos próprios visitantes. "As pessoas costumam jogar coisas nas gaiolas dos animais e o orangotango aprende a usar esses objetos vendo como as pessoas os usam".

Críticas e ameaça de extinção

Com a viralização das cenas, ativistas ficaram indignados com os registros, conforme relatou o jornal indiano The IndianTimes. alegando que as cenas são inaceitáveis. Além das críticas a quem jogou o cigarro ao primata, o grupo também chamou a atenção do zoo para que o controle do espaço seja maior. 

O Pongo pygmaeus, também conhecido como orangotango-de-bornéu, é nativo da ilha de Bornéu, Sudoeste da Ásia, e pertence ao único gênero de grandes primatas no continente; assim como o orangotango-de-sumatra.

Incêndios, destruição da floresta para dar lugar à plantação de óleo de palma, além do tráfico ilegal de filhotes, são alguns dos fatores que ameaçam a espécie de extinção.