Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ameba comedora de cérebro

Ameba ‘comedora de cérebro’, deixa garoto desacordado por 1 mês

Garoto que foi infectado por uma doença rara, acorda depois de um mês

Redação Publicado em 11/08/2022, às 14h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caleb Ziegelbauer, internado há um mês na Flórida - Imagem: Reprodução/GoFundMe
Caleb Ziegelbauer, internado há um mês na Flórida - Imagem: Reprodução/GoFundMe

O garotoCaleb Ziegelbauer, de 13 anos, que foi infectado por um protozoário “comedor de cérebros”, apresentou sinais de melhoras depois de ficar um mês inconsciente. O garoto foi hospitalizado dia 1° de julho, após visitar uma região praiana na cidade de Port Charlotte, na Flórida.

Caleb começou a reclamar de muitas dores de cabeças e febre, cinco dias depois da viagem. Segundo os médicos, Caleb foi diagnosticado com Meningoencefalite Amebiana Primária (PAM), e apontaram como possível causa do problema a Naegleria fowleri, uma ameba de vida livre, ela é considera uma infecção extremamente rara, e geralmente acaba sendo fatal do sistema nervoso central.

Vale lembrar que essa ameba é considerada pelos especialistas como uma 'comedora de cérebros'. Para infectar a vítima em questão, ela entra pelo nariz. Outro ponto que merece destaque é que ela não depende de um hospedeiro para se manter viva. Em água quente ou morna, a ameba que infectou o menino retrato na reportagem vive em rios, lagos e até mesmo piscinas que não recebem o cuidado adequado.

Segundo o ‘Centro de Controle e Prevenção’, de 1962 a 2021, somente quatro de 154 pessoas diagnosticadas com a infecção amebiana sobreviveram no país. De acordo com a ‘Fox News’, o adolescente começou o seu tratamento contra a Naegleria Fowler, no dia 10 de julho, e foi considerado em um estado de hipotermia pela equipe médica.

Katie Chiet, que foi uma das organizadoras de uma vaquinha para ajudar nas despesas da família, disse: "O Caleb não apenas moveu as mãos e os pés, como agora ele também está abrindo os olhos”

Ele ainda não está acompanhando as coisas com o olhar, mas nós continuamos esperançosos de que as montanhas do amanhã serão conquistadas", completou a mulher. 

A campanha criada pelos familiares e amigos do adolescentes arrecadaram US$ 60 mil, aproximadamente R$300 mil. Outros comunicados na página da vaquinha já disseram que exames apontaram danos cerebrais no jovem.

O último vídeo postado pelos familiares foi dia 7 de agosto, com a porta-voz informando que o protocolo de combate à ameba já havia sido incluido e que  o garoto passou por uma cirurgia bem-sucedida de traqueostomia, que facilitará sua respiração, e para conectar um tubo de alimentação ao corpo.

Agora nós estamos aguardando (não tão) pacientemente pelo seu despertar", acrescentou Chiet, em nota aos apoiadores do adolescente. "Eu não consigo nem dizer o quanto sinto falta deste menino. Eu sou apenas uma de muitos. Sou grata por termos chegado até aqui e grata pelas muitas pessoas que nos trouxeram até aqui".

O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.