Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Análise do Ministério da Agricultura revela que sementes misteriosas contêm pragas que não existem no Brasil

De acordo com o novo laudo, as sementes vindas da Ásia apresentam um grande risco para a agricultura brasileira

Redação Publicado em 27/11/2020, às 11h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pacote com as misteriosas sementes - Divulgação/Gabriel Zapella/Cidasc
Pacote com as misteriosas sementes - Divulgação/Gabriel Zapella/Cidasc

Na última quinta-feira, 26, o Ministério da Agricultura divulgou os resultados de uma análise feita nos pacotes de sementes misteriosas recebidas por brasileiros através dos correios. As informações são do portal de notícias UOL.

De acordo com a publicação, o novo laudo revela dados preocupantes: a presença de pragas que não existem na vegetação e na agricultura do Brasil. Segundo o estudo, 17 das 36 amostras já analisadas até o momento, apresentaram risco para o país.

A análise revelou a existência da praga Myosoton aquaticum, considerada daninha nos campos de trigo na China, a espécie põe em risco a agricultura do país e pode causar grandes impactos econômicos. Além disso, em outras amostras também foram identificadas espécies daninhas dos Estados Unidos e Canadá, além de plantas invasoras do México, Japão, Coreia, Chile e Austrália.

Para evitar maiores riscos, as autoridades pedem para que os brasileiros que receberem os pacotes misteriosos não abram a encomenda desconhecida e que também não descartem o pacote no lixo, e sim, procurem uma das unidades do Ministério da Agricultura em seu estado.

Sobre os pacotes misteriosos

No Brasil, sabe-se que essa história começou com um homem de Jaraguá do Sul, que havia comprado um item de decoração pela internet. Junto do objeto, ele identificou alguns pacotes misteriosos e, sabendo da onda de envios misteriosos em outros países, ele resolveu alertar a Secretaria de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural do estado.

A entidade, por sua vez, acionou a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que decidiu emitir um alerta sobre as sementes chinesas. De acordo com as investigações iniciais, as sementes são entregues em pacotes de países asiáticos, como China e Malásia.


+Saiba mais sobre obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

História do Brasil República: Da queda da monarquia ao fim do estado novo, de Marcos Napolitano (2016) - https://amzn.to/2WGTl2b

O Brasil Republicano: O tempo da Nova República – Da transição democrática à crise política de 2016, de Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado (2018) - https://amzn.to/3g1QGId

Dicionário da república: 51 textos críticos, de Vários autores (2019) - https://amzn.to/3lhqWZz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W